Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

A 7 meses da COP30, ministra reafirma compromisso com participação indígena

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participou, na quarta-feira (16), de uma agenda na Semana dos Povos Indígenas em Belém. O evento fez parte de uma das etapas do Ciclo COParente, iniciativa que tem como objetivo preparar lideranças indígenas de todo o país para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense, em novembro deste ano.

A ministra compartilhou nas redes sociais a importância da presença indígena no evento e reafirmou o compromisso do governo federal com uma participação histórica.

“Queremos construir a COP com a maior e melhor participação indígena da história. Para isso, estamos impulsionando debates e ciclos formativos para parentes de todo o país, e hoje eu tive a honra de estar no Ciclo COParente em Belém”, escreveu.

Durante a atividade, que reuniu lideranças, jovens e representantes de organizações indígenas da Amazônia e de outras regiões, a ministra reforçou que o ciclo de formações é essencial para garantir representatividade qualificada nos debates internacionais sobre meio ambiente e clima.

“O ciclo é uma oportunidade de preparação dos povos indígenas para o evento. Tanto para explicarmos sobre a estrutura, espaços que acontecem e prioridades, quanto para dialogarmos coletivamente sobre a mensagem que levaremos ao mundo”, acrescentou.

A COP30 marcará a primeira vez que o Brasil sediará a conferência em uma capital amazônica.

Segundo Guajajara, as contribuições indígenas são urgentes e indispensáveis. “Não há mais tempo a perder, e os povos indígenas têm soluções para apresentar aos líderes globais!”, afirmou.

Demandas indígenas

Durante os três dias de programação, a Semana dos Povos Indígenas focou não apenas na participação dos povos originários na COP30, mas também em algumas demandas das comunidades, como a educação e demarcação de terras.

O evento contou com a participação de mais de 400 indígenas de 21 etnias, que juntos entregaram uma carta às autoridades presentes solicitando apoio logístico — como alimentação e hospedagem — para garantir a participação dos povos indígenas nas atividades da COP30.

Durante os debates, foram abordados temas como a importância da representatividade indígena nos espaços de decisão e a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade nas comunidades indígenas.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), presente no evento, afirmou: “Nós faremos uma seleção de indígenas que participarão da COP30. Vamos dar todo o suporte para que todos sejam bem recebidos, para que tenhamos uma ampla participação na Conferência.”

O evento também incluiu oficinas, oferta de serviços de saúde, cidadania, apresentações culturais, rodas de conversa e feira de artesanato como forma de valorizar o setor econômico das comunidades.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H