O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas (PP), admitiu em entrevista à CNN nesta segunda-feira (28) que seria “um sonho ser vice em chapa presidencial para as eleições de 2026.
Questionado sobre se aceitaria compor uma chapa presidencial no próximo ano, Ciro afirmou: “Eu sou candidato à reeleição pelo Senado no meu estado. Acho que tenho uma missão no Piauí de enfrentar o atraso do Partido dos Trabalhadores lá no Piauí. Agora, um piauiense lá de Pedro II, se tornar vice-presidente, seria um sonho.”
“Mas ninguém é candidato a vice. Eu defendo que nós escolhamos no próximo ano o melhor candidato a presidente e o melhor candidato a vice. Se as pessoas acharem e a população quiser meu nome, poxa, seria um sonho, uma realização”, reiterou o parlamentar.
Ao longo da entrevista, o presidente do Progressistas manifestou o desejo de ter a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, como candidata a presidente no próximo pleito. Para isso, no entanto, ela deve conquistar o apoio do ex-chefe do Executivo, ponderou Ciro.
“Eu gostaria muito de ter a Tereza Cristina como candidata, mas para isso acontecer ela teria que conquistar o apoio do presidente Bolsonaro. Como acho que se o [Ronaldo] Caiado tivesse, ganharia essa eleição”, avaliou o senador.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, que deve oficializar uma federação com o Progressistas, lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto no início do mês.
Na visão de Ciro, a candidatura é “mais do que legítima”, porém, “depende de ser viabilizada eleitoralmente”.
“Se ela for uma candidatura consistente para ganhar a eleição, não teria menor problema de apoiar essa candidatura. Eu defendo que haja uma grande força de união do centro e da direita para a escolha desse candidato, que pode ser o governador Caiado”, declarou o senador.