A comunicação eficaz com os diferentes públicos é fundamental para o fortalecimento da imagem de uma instituição de ensino. Engajar a comunidade acadêmica e os demais stakeholders é um desafio que, se bem-sucedido, gera resultados positivos para as universidades.
Leia também
-
M Buzz
Por que a comunicação da sua marca é ineficiente?
-
M Buzz
Por que a comunicação digital do governo federal não alcança a todos?
-
M Buzz
Por que a comunicação personalizada não matou a comunicação em massa?
-
M Buzz
Comunicação 2025: dicas essenciais para equipes mais eficientes
As novas ferramentas cristalizadas a partir da revolução digital oferecem canais de comunicação diretos e eficazes. Mas, se faz necessária uma atualização constante, a partir de linguagens modernas, ágeis e personalizadas.
No ambiente acadêmico sempre há uma ferramenta mais apropriada para a comunicação com determinado público. Professores, colaboradores, alunos, egressos, comunidades, empresas parceiras, fornecedores, enfim, cada segmento pode receber uma mensagem conectada a interesses e objetivos mútuos. Contudo, é necessário que esses públicos sejam ouvidos.
Na era da revolução digital, canais tradicionais de comunicação podem (e devem) ser mantidos, desde que regidos por processos de modernização visual e inovação tecnológica para tornarem-se mais atrativos e dinâmicos.
As redes sociais, por sua vez, dão visibilidade a projetos inovadores, revelam avanços no uso de tecnologia aliada ao ensino e certificam depoimentos de alunos, reforçando a adesão e o engajamento. Para manter-se atualizado e relevante nesses canais, no entanto, é necessário estar atento às mudanças, que acontecem em uma velocidade impressionante.
Avaliar constantemente os resultados dessas estratégias de comunicação permite identificar pontos de melhoria e mudanças de rota de forma estratégica.
Afinal de contas, uma comunicação eficaz é um diferencial competitivo para as universidades e uma arma importante para fortalecer a imagem e ampliar o colchão reputacional das instituições.
Jackson Trindade é superintendente Comercial, de Comunicação e de Marketing da Ulbra.