O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) registrou 11 atendimentos relacionados a acidentes com patinetes elétricos somente no mês de abril de 2025. As ocorrências, que envolvem desde escoriações até lesões mais graves, acenderam um alerta entre os profissionais de saúde.
O perfil das vítimas é majoritariamente jovem: a média de idade é de 22 anos, com 64% dos casos envolvendo homens e 36% mulheres. Os extremos da faixa etária surpreendem: a vítima mais nova tinha apenas 6 anos, enquanto a mais velha, 51.
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Entre os ferimentos registrados, estão três casos de traumatismo cranioencefálico leve (TCE), dois traumas faciais, cinco em membros e um trauma torácico. Quatro pacientes precisaram de suturas, e dois sofreram fraturas graves — uma na clavícula, que exigiu cirurgia, e outra nas regiões da tíbia e fíbula.
Os números se mantêm em um patamar semelhante ao do Carnaval, em março, quando o HBDF registrou 10 acidentes com patinetes em apenas quatro dias de folia. Para os médicos, o uso imprudente dos equipamentos tem relação direta com o aumento nos atendimentos.
Renato Lins, chefe do Centro de Trauma do hospital, chama atenção para a variedade e a gravidade dos casos. “Atendemos desde jovens com ferimentos leves até pacientes com fraturas sérias e traumatismos cranianos. A presença de crianças entre as vítimas, muitas sem qualquer tipo de proteção, é especialmente preocupante”, afirma.
Lins reforça a importância do uso de capacete, joelheiras e outros itens de segurança, além da obediência às regras de trânsito. “Se todos utilizassem os equipamentos de proteção corretamente, poderíamos evitar muitas dessas lesões. São medidas simples que salvam vidas”, alerta.
De acordo com as normas vigentes, os patinetes devem circular em ciclovias e ruas com velocidade máxima de 40 km/h. Apesar de não ser obrigatório, o uso de capacete é fortemente recomendado pelas autoridades de saúde e trânsito.
Punições
Em entrevista recente ao Metrópoles, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse que a pasta estuda instituir penalidades para quem descumprir as regras de segurança.
“A gente percebe que há uma curva de aprendizado das pessoas de como se relacionar com esse meio de transporte. Precisamos ampliar bastante as campanhas educativas e estabelecer nesse chamamento mecanismos para punição daqueles que descumprem as normas.”Vídeos registrados pelo Metrópoles mostram flagrantes de irregularidades cometidas pelo meio de transporte que tem se popularizado especialmente em regiões como o Plano Piloto e Águas Claras.
As infrações mais frequentes são de pessoas andando em dupla e crianças ou adolescentes utilizando o equipamento.
Veja vídeo de usuários usando os patinetes de forma irregular:
Entenda:
- Inicialmente, 672 patinetes foram disponibilizados na capital. Hoje, já são 1.396 em circulação;
- Veículo é considerado rápido e sustentável;
- Para utilizá-lo, é preciso seguir à risca uma série de regras. Porém, elas são comumente ignoradas;
- O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que ainda não há penalidades formalmente registradas por uso indevido de patinetes;
- O órgão afirma que tem “atuado principalmente na orientação dos usuários”.
Os equipamentos são ofertados pela Semob-DF, por meio de uma parceria com a empresa JET, que já opera em outras cidades brasileiras.
Entre as normas ignoradas, estão:
- Proibição do uso por menores de 18 anos;
- Proibição de trânsito em faixas de rolamento de carros;
- Velocidade máxima de 6 km/h em calçadas e de 20 km/h em ciclovias;
- Proibição de transporte de duas pessoas no mesmo patinete.