O megainvestidor Paul Tudor Jones afirmou que espera que o presidente dos EUA, Donald Trump, reduza as tarifas sobre a China em 50%, mas disse que os mercados de ações podem atingir novas mínimas mesmo que isso ocorra.
“Você tem Trump, que está focado nas tarifas; você tem o Fed, que está decidido a não cortar as taxas”, disse Jones, fundador do hedge fund macro Tudor Investment, durante uma entrevista à CNBC nesta terça-feira (6). “Isso não é bom para o mercado de ações.”
Jones, de 70 anos, disse que está “certo” de que Trump irá cortar as tarifas atuais sobre as importações chinesas — que agora chegam a até 145% — pela metade. Mas ele chamou as tarifas de “o maior aumento de impostos desde os anos 60” e afirmou que, a menos que o Federal Reserve dos EUA comece a cortar as taxas de repente, “provavelmente você verá novas mínimas”.

As rápidas mudanças do presidente nas políticas tarifárias provocaram oscilações em várias classes de ativos no mês passado. O S&P 500 caiu mais de 12% em quatro sessões após o anúncio de tarifas de Trump em 2 de abril. Desde então, ele emitiu uma pausa de 90 dias em muitas das tarifas mais severas.
Jones disse que, se o mercado de ações despencar, tanto o Fed quanto Trump provavelmente serão levados a agir. O gestor de hedge funds afirmou que a iniciativa de Trump “para corrigir o desequilíbrio comercial” era “uma ótima ideia”, mas que a execução poderia ter sido mais precisa.
“Tarifas usadas de forma cirúrgica — não na extensão que, conceitualmente, ele usou — teriam sido ótimas”, disse Jones.
Continua depois da publicidade
Jones também soou um alerta sobre a rápida progressão da inteligência artificial, afirmando que ela tem o potencial de representar uma ameaça “existencial” se não for regulamentada.
Jones disse que recentemente participou de uma conferência com alguns dos principais desenvolvedores de IA do mundo, que debateram se os modelos de IA tinham o potencial de “aniquilar a humanidade”.
“Para seu crédito, todos esses profissionais de IA estão nos dizendo que estamos criando algo realmente perigoso”, disse Jones, alertando que reguladores e funcionários do governo, incluindo Trump, precisam agir.
Continua depois da publicidade
“Ele precisa entrar no jogo e focar como faz com as tarifas e a segurança da fronteira”, disse Jones. “Ele precisa entrar no jogo e regular isso.”
© 2025 Bloomberg L.P.