Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Acordo por comissões na Câmara envolve impasse na CCJ e Relações Exteriores

O acordo político para a divisão das comissões na Câmara dos Deputados envolve impasse entre os maiores partidos da Casa. O principal deles é o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cobiçada por mais de uma bancada.

Outras comissões, como a de Relações Exteriores, também são alvo de divergências entre governistas e a oposição. Essa partilha dos colegiados deve avançar após o feriado de Carnaval. O tema está previsto para ser debatido pelos líderes partidários no dia 13 de março.

O xadrez da divisão esbarra em acordos ainda da gestão de Arthur Lira (PP-AL) e da eleição do atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O arranjo acertado por Lira definiu a alternância entre as siglas na CCJ e valeria até 2026.

O PL, que tem a maior bancada da Casa, pleiteia a presidência da CCJ e a relatoria do Orçamento. Pelo acordo anterior, a CCJ ficaria com o União Brasil ou MDB. O PP também tem interesse na comissão.

As discussões também envolvem a relatoria do Orçamento de 2026. O PL almeja a função. No entanto, o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (AL), reivindica a relatoria e cobra o respeito ao acordo firmado por Lira.

O PL teve a relatoria do Orçamento em 2023 e presidiu a CCJ no ano passado. A sigla avalia permanecer no comando da CCJ, já que tem a preferência na primeira escolha das comissões. Parte dos integrantes da legenda considera que o acordo com Lira perdeu validade após a eleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara.

Por regra, as siglas maiores comandam mais colegiados e têm o direito de fazer as primeiras escolhas. Atualmente, a Câmara tem 30 comissões temáticas permanentes.

O PL, por exemplo, que tem 92 deputados, pode fazer a primeira pedida e tem direito ao comando de seis comissões. A federação governista formada por PT, PCdoB e PV faz o segundo pedido e tem o direito de presidir cinco colegiados.

PT x PL

O PL, de oposição ao governo, também quer o comando da Comissão de Relações Exteriores e pretende indicar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como presidente. A bancada petista é contra a ideia e faz campanha para evitar a indicação do parlamentar.

Na última semana, como a CNN mostrou, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e o deputado Rogério Correia (PT-MG) acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir uma investigação criminal e a cassação do passaporte diplomático de Eduardo.

Os parlamentares alegam que Eduardo teria influenciado o posicionamento do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, órgão do Departamento de Estado do país, que criticou decisões da Justiça brasileira de bloqueios e multas impostas a empresas norte-americanas.

A posição da autoridade estrangeira foi divulgada na esteira do embate entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a plataforma Rumble.

“Entramos na PGR pedindo investigação criminal e apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro por conspirar nos EUA contra o Brasil […] Nós não aceitamos que a Câmara dos Deputados coloque Eduardo Bolsonaro, de forma alguma, como presidente da Comissão de Relações Exteriores. Ele ia usar a instituição Câmara dos Deputados para articular contra o Brasil”, afirmou Lindbergh em publicação no X (antigo Twitter).

A CNN procurou a assessoria de Eduardo Bolsonaro sobre o assunto e aguarda resposta.

Nas redes sociais, Eduardo afirmou que o pedido de apreensão do seu passaporte faz parte de uma estratégia para impedir que ele assuma a Comissão de Relações Exteriores. “O que está por trás da tentativa de apreensão do meu passaporte: possíveis interferências externas e interesses geopolíticos para que eu não assuma a Comissão de Relações Exteriores”, disse.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H