Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

AGU vai notificar plataformas contra notícia falsa envolvendo Janja

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai solicitar aos responsáveis por plataformas de redes sociais que removam notícias falsas envolvendo a primeira-dama Janja da Silva.

Nos últimos dias passaram a circular, sobretudo no Facebook, uma mensagem em que Janja aparece ao lado de uma pilha de malas, que, segundo a publicação, estavam cheias de dinheiro supostamente desviado da fraude do INSS.

De acordo com a postagem, a foto foi feita na chegada da primeira-dama à Rússia, onde ela teria sido barrada após um agente ter aberto uma das bagagens descritas na notícia falsa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a compartilhar em seu perfil na rede X (antigo Twitter), na terça-feira (12), o print de uma reportagem do site “Revista Brasil”, afirmando que Janja teria embarcado para a Rússia com “200 malas” para participar da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país governado por Vladimir Putin.

A publicação, diferentemente de outras notícias falsas sobre o mesmo assunto, não menciona dinheiro diretamente, mas insinua ostentação, uso indevido de recursos públicos e lança suspeitas sobre o conteúdo da bagagem.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República informou que a primeira-dama viajou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e que não foi registrado qualquer incidente com a bagagem.

“Rejeitamos categoricamente a invenção absurda de que teria sido levada uma ‘elevada quantidade de malas’, bem como qualquer menção a incidentes com a bagagem – nada disso ocorreu, nem foi registrado por qualquer autoridade responsável”, informa o comunicado.

“Causa profunda preocupação o uso reiterado de boatos e mentiras com objetivos políticos, que visam única e exclusivamente desinformar a população, atacar reputações e enfraquecer instituições. A disseminação irresponsável dessas falsidades não contribui em nada para o debate público e compromete o direito do cidadão à informação correta”, completa a Secom em nota.

A primeira-dama foi à Rússia a convite do governo russo. Ela cumpriu agendas entre os dias 3 e 7 de maio, antes da chegada do presidente Lula.

Janja participou de encontros com alunos e professores de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e assistiu o balé Lago dos Cisnes. Ela também se reuniu com reitores de universidades, esteve com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.

A CNN tenta contato com a Revista Brasil e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do Facebook. Mas até o momento não obteve retorno.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H