Em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lembrou a santistas que entregou a camisa do Santos ao Papa Leão XIV. Alckmin participou do lançamento dos cursos de medicina e biomedicina da faculdade do Hospital Sírio-Libanês.
“Dizer aos santistas aqui, especialmente ao Doutor [Roberto] Kalil e ao [deputado estadual] Eduardo Suplicy, que eu entreguei a camiseta do Santos nas mãos do Papa Leão XIV. Agora vai!”, brincou o vice-presidente no início do discurso.
Há quatro dias, o vice-presidente publicou no Instagram um encontro com cardeais brasileiros e o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé. Por meio de Gallagher, Alckmin entregou a camisa do Santos ao novo papa.
“O peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, disse o vice-presidente na ocasião.
A reza pode ter vindo em boa hora, já que a equipe do litoral paulista ocupa a penúltima colocação do campeonato brasileiro.
Novos cursos
Em seu discurso no lançamento dos novos cursos, Alckmin lembrou que foi deputado constituinte junto com o presidente Lula (PT), que criou o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele falou sobre a valorização do SUS em seu discurso e enalteceu melhores taxas na redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida.
Além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Camilo Santana (Educação) participaram do evento. Lula subiu ao palco, mas saiu sem discursar.
O palco também foi composto pelo secretário da Saúde de Tarcísio de Freitas, Eleuses Paiva, a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) e o médico de Lula e do Sírio-Libanês, Roberto Kalil, além de outros diretores do hospital.