O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), embarca na tarde desta sexta-feira (16) para Roma. Ele vai representar o governo brasileiro na missa que celebra o início do pontificado do papa Leão XIV no próximo domingo (18), no Vaticano.
A comitiva brasileira também será composta pela vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas. À CNN, o Itamaraty informou que não há, por ora, previsão de outras autoridades.
A missa deve ser iniciada às 10h no horário local — 5h no horário de Brasília — na Praça São Pedro. O grupo retorna ao Brasil após a comemoração, ainda no domingo.
A agenda do vice-presidente está sendo finalizada e por enquanto não há informações se ele terá outros compromissos na viagem.
De acordo com o Itamaraty, há previsão de que o embaixador Everton Vieira Vargas se reúna com o papa Leão XIV nesta sexta-feira. Ele deve participar de uma reunião do pontífice com embaixadores do corpo diplomático mundial junto à Santa Sé.
Leão XIV começou a cumprir agendas oficiais e a expectativa é que também tenha encontros com representações diplomáticas no Vaticano.
O governo brasileiro contou com uma comitiva composta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e membros do alto escalão dos Três Poderes no velório do papa Francisco, que aconteceu no final de abril.
Alckmin já havia dito que seria uma “honra” representar o governo brasileiro e disse acreditar que Leão XIV “dará continuidade aos trabalhos do papa Francisco”. Além disso, afirmou esperar um pontífice atento a questões climáticas e sociais.
*Sob supervisão de Renata Souza, da CNN