Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Alcolumbre avaliará pautar PEC do fim da reeleição na próxima semana

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (21) que debaterá com líderes partidários o avanço, na próxima semana, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o direito à reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.

A manifestação de Alcolumbre no plenário atendeu a um apelo do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor da matéria, para que o texto seja pautado na próxima quarta-feira (28). O colégio de líderes se reunirá nesta quinta-feira (22) para definir a pauta da próxima semana.

“Teremos reunião de líderes partidários e amanhã nós vamos organizar a pauta da próxima semana. Mas eu confesso a vossa excelência [Kajuru] que tenho todo desejo e interesse que na próxima semana essa proposta esteja em deliberação no plenário do Senado Federal, mas eu quero ouvir os líderes partidários. Eu tenho certeza absoluta que a maioria vai apoiar esta decisão”, disse Alcolumbre.

A PEC do fim da reeleição foi aprovada na manhã desta quarta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), fez diversos ajustes na proposta original.

No plenário, o rito de análise de PECs prevê cinco sessões de discussão e a votação, em dois turnos. Para ser aprovada, são necessários os votos de no mínimo 49 senadores.

A PEC aumenta para cinco anos o período de mandato de cargos do Executivo e de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. Após acordo, o mandato de senadores também será reduzido de oito para cinco anos.

Para isso, o relator propôs um período de transição. A proposta também unifica as eleições no país. O pleito passaria a ocorrer a cada cinco anos e valeria para todos os cargos do Executivo e do Legislativo.

Pelo texto, a unificação completa das eleições ocorreria a partir de 2034. Atualmente, as eleições gerais e as eleições municipais são realizadas de forma separada com um período de dois anos entre cada uma.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H