Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Amigo de Cariani foi alvo de extorsão de quadrilha de policiais de SP

São Paulo — Os policiais civis de Santo André, no ABC paulista, que foram presos por suspeita de extorquir MCs famosos que divulgavam rifas ilegais chegaram a intimar o bodybuilder e influenciador digital Julio Balestrin (foto de capa), que tem mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, segundo investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Em operação deflagrada nessa sexta-feira (25/4), quatro policiais do 6º Distrito da cidade foram presos e tiveram os sigilos bancários quebrados: o delegado Fábio Marcelo Fava e os investigadores Adriano Fernandes Bezerra, Magally Ivone Rodrigues e Múcio de Assis Ladeira.

Outro investigador havia sido preso em dezembro, na fase anterior da operação. O policial Rodrigo Barros de Camargo, conhecido como Rato, contava com o apoio de Eronias Rodrigues Barbosa, que seria encarregado de fazer levantamentos nas redes sociais sobre perfis que divulgavam rifas falsas e que poderiam ser alvos das extorsões, segundo o MPSP.

Em um diálogo, ocorrido em junho do ano passado, Eronias diz a Rodrigo: “olha quem está entrando no mundo dos joguinhos”, mencionando o perfil de Julio Balestrin. Outra conversa destacada na denúncia mostra Rodrigo pedindo permissão a seu chefe, Fábio Fava, “para dar seguimento ao esquema” com o bodybuilder, segundo o MPSP.

Nela, Rodrigo diz: “posso fazer?”. “Pode”, responde Fábio, de acordo com o documento. O investigador então continua: “Meu informante passou. Ele tem endereço em Santo André. Amigo do Cariane [sic]”, referindo-se ao também influenciador digital e empresário Renato Cariani, que acumula mais de 9 milhões de seguidores.

Ainda segundo a investigação, a investigadora Magally afirmou em outra conversa que Balestrin havia sido intimidado, mas estava em viagem pela Europa, e seu advogado teria solicitado uma remarcação.

O Metrópoles tentou contato com Julio Balestrin, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. A reportagem também busca localizar a defesa dos investigados. O espaço segue aberto para manifestações.


Entenda

  • Cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santo André, contra os quatro policiais lotados no 6º Distrito da cidade.
  • A ação é um desdobramento das operações “Latus Actio” e “Latus Actio II”, deflagradas pela PF em março e dezembro do ano passado, quando uma organização criminosa para arrecadar propinas dentro da repartição policial foi identificada. Naquela ocasião, um policial foi preso preventivamente e outro afastado do serviço.
  • Os policiais são acusados de instaurar procedimentos de Verificação de Procedência de Informações (VPI) para supostamente apurar a prática de sorteios (rifas) ilegais realizados por influenciadores por meio de suas redes sociais, condutas que poderiam configurar a contravenção penal por exploração de jogos de azar e crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
  • No entanto, o objetivo real dos agentes era cobrar propina dos investigados e de seus advogados, a pretexto de não dar prosseguimento às apurações.
  • Na denúncia do MPSP, são citados os influencers do funk MC Paiva, MC Brisola, MC GHdo7 e Biel Grau. MC Paiva foi um dos alvos das cinco ordens de busca e apreensão na segunda fase.
  • No documento, o Ministério Público afirmou que os policiais civis chegaram a cobrar R$200 mil do MC Brisola para arquivar uma investigação, que entrou em um acordo para pagar uma propina de 10% do valor (R$ 20 mil).
  • A operação é um trabalho da Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado (Ficco/SP), composta pela PF, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H