Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Anistia: Alcolumbre avalia projeto de Alessandro Vieira para reduzir penas

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta terça-feira (29) que está “estudando fortemente” um projeto apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) em alternativa ao Projeto de Lei (PL) da Anistia, que tramita na Câmara dos Deputados.

Desde o início do mês, Alcolumbre tem dialogado com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e parlamentares de diversos partidos para construir um texto que permita a redução de penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Protocolado em março, o projeto de Alessandro Vieira prevê redução nas penas dos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado, quando cometidos sem participação no planejamento ou financiamento dos atos.

Redução de penas

Atualmente, o Código Penal prevê pena de quatro a oito anos para o crime de abolição do Estado Democrático de Direito. A proposta de Vieira sugere pena de dois a seis anos para o crime se o agente o tiver cometido “sob a influência de multidão em tumulto” e praticado “apenas atos materiais, sem qualquer participação no planejamento ou financiamento do ato”.

O texto também prevê redução da pena para o crime de tentativa de golpe de Estado. Atualmente, o Código Penal estabelece quatro a 12 anos de prisão. O projeto de Vieira sugere redução para dois a oito anos de reclusão, nos casos em que não houver participação no planejamento ou financiamento do ato.

Além disso, pela proposta, o crime de golpe de Estado absorverá o crime de abolição do Estado Democrático de Direito se ambos tiverem sido cometidos ao mesmo tempo e no mesmo contexto. Dessa forma, nesses casos, a pena mínima será de dois anos e a máxima, de oito.

“Isso quer dizer que haveria uma punição muito mais justa e equilibrada, por meio da aplicação exclusiva da pena prevista para o crime de golpe de Estado, impedindo o acréscimo da alta pena prevista para o crime de abolição do Estado Democrático de Direito”, afirma Vieira na justificativa do projeto.

PL se opõe

O PL tem criticado o movimento de Alcolumbre para tentar construir um texto em acordo com o STF.

A legenda defende a aprovação do PL da Anistia, que tramita na Câmara e prevê a anistia total para quem praticou de manifestações desde outubro de 2022. Se aprovada, a matéria beneficiará os condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Em nota divulgada nesta terça, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que vê com “preocupação” a articulação por um texto alternativo.

“Manifestamos nossa preocupação com notícias de um acordo entre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; e membros do STF, como alternativa ao projeto de anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. Defendemos a independência e a harmonia entre os Poderes da República, atualmente fragilizadas pela ampliação excessiva de competências de um sobre os demais”, afirmou.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H