Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Após 45 dias, Câmara instala comissões; conheça novos presidentes

Depois de seis semanas da retomada dos trabalhos no Legislativo, a Câmara dos Deputados iniciou, nesta quarta-feira (19), a instalação das comissões permanentes da Casa. O início das atividades nos colegiados dependia do acordo para divisão de comando entre os partidos, que foi fechado na terça-feira (18).

Líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fecharam a partilha das comissões depois de semanas de negociações e reuniões. Conforme o acordo definido, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), considerada a mais importante da Casa, será comandada por um deputado do União Brasil e o MDB ficará com a relatoria do Orçamento de 2026 na Comissão Mista do Orçamento (CMO).

A articulação também envolveu disputas entre a federação governista e o maior partido de oposição, o PL. Pelo acordo fechado, o Partido Liberal terá o comando das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Saúde; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Turismo; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Já a federação formada por PT, PV e PCdoB terá o comando dos colegiados de Fiscalização Financeira e Controle; de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Minorias; de Defesa do Consumidor; e da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais.

A instalação, nesta quarta-feira, foi dividida em dois períodos, a partir das 10h e às 14h. No total, a Câmara tem 30 comissões permanentes. A instalação é conduzida pelo presidente anterior, seguida do processo de votação para o novo comando do colegiado. O pleito, no entanto, costuma ser protocolar, já que os candidatos são indicados pelos partidos conforme o acordo feito no colégio de líderes.

Saiba quais comissões já foram instaladas e os novos presidentes eleitos:

  • de Viação e Transportes – Maurício Neves (PP-SP)
  • de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) – Paulo Azi (União Brasil-BA)
  • de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – Filipe Barros (PL-PR)
  • de Saúde – Zé Vitor (PL-MG)
  • de Ciência, Tecnologia e Inovação – Ricardo Barros (PP-PR)
  • de Fiscalização Financeira e Controle – Bacelar (PV-BA)
  • de Finanças e Tributação – Rogério Correia (PT-MG)
  • de Minas e Energia – Diego Andrade (PSD-MG)
  • de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Elcione Barbalho (MDB-PA)
  • de Desenvolvimento Econômico – Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H