Depois de uma cobrança do prefeito Ricardo Nunes (MDB) à própria base na Câmara Municipal de São Paulo, foram instaladas, nesta quinta-feira (13), as comissões técnico-legislativas para o ano de 2025. As presidências de cada colegiado também foram definidas em votação nesta manhã.
O prefeito pediu agilidade no início do trabalho das comissões, por uma necessidade de tramitar projetos de interesse da Prefeitura, como a mudança do nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal.
No Plenário 1º de Maio, foi realizada a eleição dos presidentes e vice-presidentes das sete comissões técnico-legislativas para o ano de 2025. Os grupos são responsáveis por analisar projetos, promover estudos, realizar audiências públicas, fiscalizar a administração da cidade e emitir pareceres sobre matérias legislativas.
Na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ), a vereadora Sandra Santana (MDB) foi eleita presidente por unanimidade, com o vereador Thammy Miranda (PSD) assumindo a vice-presidência.
Já na Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Jair Tatto (PT) foi reconduzido à presidência também por unanimidade. A escolha do vice-presidente será feita na primeira reunião do colegiado.
A presidência da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente ficou com o vereador Rubinho Nunes (União Brasil). O vice-presidente será definido na próxima reunião.
A Comissão de Administração Pública elegeu a vereadora Edir Sales (PSD) para a presidência com sete votos, enquanto a vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) foi escolhida como vice-presidente.
Na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, o vereador Senival Moura (PT) assumiu a presidência por unanimidade. O cargo de vice-presidente será definido em reunião futura.
A vereadora Sonaira Fernandes (PL) foi eleita presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes com quatro votos, enquanto a vice-presidência ficará com a vereadora Cris Monteiro (Novo), eleita com cinco votos.
Por fim, na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, a vereadora Ely Teruel (MDB) foi eleita presidente de forma unânime, e a vereadora Simone Ganem (Podemos) será a vice-presidente.