A Academia da Polícia Militar da Bahia se viu no centro de uma polêmica nas redes sociais nessa quarta-feira (7/5), ao divulgar um vídeo institucional que estampava uma frase atribuída ao marechal nazista Erwin Rommel, um dos mais conhecidos generais de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
A repercussão negativa foi imediata, e, em meio às críticas, a publicação foi rapidamente apagada. No lugar da exaltação a um militar da Alemanha nazista, entrou uma citação de Madre Teresa de Calcutá, figura símbolo da compaixão e da paz.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
PF prende “embustes” que invadiram contas e faturaram R$ 5 mi no Rio
-
Mirelle Pinheiro
Vídeo: PCDF apreende R$ 47 milhões em carrões e mansões de fraudadores
-
Mirelle Pinheiro
PCDF: empresa fake movimenta meio bilhão de reais sem pagar impostos
-
Mirelle Pinheiro
PF desmantela fraude milionária com verba da merenda em São Paulo
A frase destacada no vídeo era: “Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos”, atribuída a Rommel. Na legenda, a academia exaltava sua trajetória como estrategista militar. A tentativa de inspirar os cadetes com um “pensamento do dia” acabou manchada pela escolha de um personagem histórico diretamente ligado ao regime nazista, ainda que Rommel seja conhecido por algumas divergências táticas com Hitler.
Diante da repercussão negativa, a Polícia Militar da Bahia emitiu uma nota afirmando que “repudia o conteúdo indevidamente publicado” e que tomou “providências administrativas cabíveis”.
A corporação ressaltou que a mensagem “não reflete os princípios institucionais” e reforçou que qualquer conteúdo divulgado em nome da PM deve estar “alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que regem a atuação de um policial militar no Estado Brasileiro.”
A nova publicação trouxe uma citação de Madre Teresa: “O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo.”