Hannah Gutierrez, armeira condenada pelo disparo que resultou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as gravações do filme Rust, deixou a prisão nessa sexta-feira (24/5), agora em liberdade condicional. A informação foi confirmada pelo Departamento Correcional do Novo México.
Aos 27 anos, Gutierrez foi condenada em abril do ano passado a 18 meses de prisão por homicídio culposo — quando não há intenção de matar —, após ter preparado a arma que acabou sendo disparada por Alec Baldwin em outubro de 2021, durante um ensaio no set. A tragédia, ocorrida em um rancho no estado americano do Novo México, também feriu o diretor Joel Souza.
Leia também
-
Televisão
Alec Baldwin: série mostra como tiro em set impactou família do ator
-
Celebridades
Alec Baldwin se emociona ao relembrar tragédia de Rust em nova série
-
Celebridades
Mãe de diretora morta em set de Rust diz que Baldwin não se desculpou
-
Celebridades
Tarantino diz que Alec Baldwin teve culpa na morte de diretora de Rust
Segundo Brittany Roembach, porta-voz do Departamento Correcional, Gutierrez foi autorizada a se mudar para o Arizona, onde cumprirá um ano de liberdade condicional pelo crime de homicídio culposo e, paralelamente, estará sob 18 meses de supervisão probatória por posse inadequada de arma de fogo.
Responsável pelo armamento de Rust, a função da armeira incluía garantir que todas as armas fossem manuseadas com segurança e carregar a munição correta para as cenas. Contudo, as investigações não conseguiram determinar como uma bala real foi parar no revólver utilizado por Baldwin, resultando na morte de Hutchins, de 42 anos, uma cineasta ucraniana considerada uma das promessas em ascensão de Hollywood.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Hannah Gutierrez
Luis Sánchez Saturno-Pool/Getty Images2 de 3
Diretora de fotografia Halyna Hutchins
Reprodução 3 de 3
Diretora de fotografia Halyna Hutchins, morta em acidente no set de filmagem de Rust
Reprodução/Instagram
O incidente paralisou imediatamente as filmagens do longa-metragem de faroeste, produzido e estrelado por Baldwin, e gerou forte comoção na indústria cinematográfica, reacendendo debates sobre a segurança e o uso de armas em produções audiovisuais.
Alec Baldwin também enfrentou acusações relacionadas ao caso, mas, posteriormente, elas foram retiradas por conta de um erro processual.