Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Associação de policiais federais defende unificação de cargos. Entenda

A Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF) defendeu a unificação dos cargos de escrivão e agente da instituição. A proposta é a favor da união de ambos para criação do cargo de oficial de Polícia Federal (OPF) na carreira.

Além de promover a modernização da instituição, a mudança visa à “valorização dos profissionais e ao aumento da eficiência nas investigações“, segundo a ANEPF.

Para a associação, a separação entre os cargos se deu em um contexto histórico completamente ultrapassado e não se sustenta mais, diante das tecnologias disponíveis e da realidade contemporânea investigativa.


Principais pontos destacados pela ANEPF

  • “A proposta de unificação é inspirada em modelos modernos de forças policiais e deveria estar alinhada às discussões sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal (LOPF).”
  • “Após a sanção da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC), diversos estados adotaram estruturas unificadas de cargos nas polícias civis. No Rio de Janeiro e no Paraná, por exemplo, os cargos estão praticamente unificados, restando apenas ajustes de nomenclatura e estrutura. Estados como Sergipe, Espírito Santo e Ceará concluíram integralmente essa transição.”
  • “A ANEPF também aponta que a unificação contribuirá para mitigar a histórica desvalorização do cargo de escrivão de Polícia Federal, marcada por episódios concretos de assédio moral institucional, restrições de acesso a treinamentos, limitações ao desenvolvimento funcional e questionamentos judiciais sobre a natureza policial do cargo.”

Com a crescente digitalização das investigações, com uso do sistema ePol e de outras ferramentas eletrônicas, e a horizontalização no acesso às plataformas policiais, o papel atribuído ao escrivão foi superado pela tecnologia, segundo a entidade.

Atualmente, os policiais federais atuam de forma integrada nesses sistemas, e muitas das funções antes atribuídas exclusivamente ao escrivão foram automatizadas. “A unificação fortalece a PF e aprimora a prestação de um serviço público mais moderno, eficaz e alinhado às necessidades da sociedade brasileira”, completou a ANEPF.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H