Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Associações dizem que gripe aviária em granja do RS é “pontual”

Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, associações do setor pecuário afirmaram, nesta sexta-feira (16/5), que o caso é algo “pontual”. A doença foi identificada no município de Montenegro (RS).

Em nota conjunta (confia a íntegra no fim do texto), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ressaltaram que “todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas e a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais”.

As entidades disseram “confiar” na agilidade das ações que serão adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul.

Além disso, a ABPA e ASGAV reforçaram que a situação “não representa qualquer risco ao consumidor final”.

Gripe aviária em granja do RS

Este é o primeiro foco de gripe aviária detectado no sistema de avicultura comercial no Brasil. O Mapa informou que, desde 2006, a circulação do vírus ocorre principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

Em comunicado, o ministério alertou que “a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, explicou.

Segundo a pasta da Agricultura, o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é “baixo” e os casos,em sua maioria, são identificados entre tratadores ou profissionais que mantêm contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

O ministério destacou que as medidas de contenção e erradicação do foco — previstas no plano nacional de contingência — já foram iniciadas e “visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”.

Leia a nota na íntegra:

“Com relação à identificação de foco de H5N1 em uma granja de aves do município de Montenegro (RS), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ressaltam a total transparência do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, juntamente com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul em relação à identificação, comunicação e contenção da situação, que é pontual.

A ABPA e a ASGAV estão apoiando o Mapa e a Seapi neste processo. Todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas, e a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais.

Ao mesmo tempo, as entidades confiam na rapidez das tratativas que serão adotadas pelo Ministério e pela Secretaria em todos os níveis, de tal forma que qualquer efeito decorrente da situação seja solucionado no menor prazo possível.

Por fim, a ABPA e a ASGAV lembram que a situação em questão – assim como qualquer outra ocorrência da enfermidade em aves – não representa qualquer risco ao consumidor final”.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H