Temos um novo recordista entre nós. O recém-lançado Aston Martin Vanquish Volante é o mais novo conversível com motor dianteiro mais potente do mundo, deixando para trás grandes modelos esportivos, como a Ferrari 12Cilindri Spider.
Ele tem os mesmos 835 cv e 101 kgfm da sua versão cupê que, inclusive, está à venda no Brasil. Toda potência e força vem do motor V12 5.2 e é transmitida para as rodas traseiras através de uma transmissão ZF de oito marchas, que tem a ajuda de um diferencial de deslizamento limitado eletrônico.
Não há grandes diferenças visuais entre as duas versões, mas a retirada do teto exigiu algumas alterações. A seção traseira, por exemplo, foi remodelada, mantendo parte do visual, mas ganhando mais volume e evidenciando as curvas das caixas de roda. Para muitos, ele é até mais atraente.

Há também um ganho de peso, algo comum nos conversíveis. São 1.880 kg de peso seco no caso do Vanquish Volante, 95 kg a mais que o cupê. Apesar disso, não há diferença na velocidade máxima, que continua sendo de 345 km/h, nem no sprint de 0 a 100 km/h, que é de 3,4 s.
Como ele chega para rivalizar com 12Cilindri, nada mais justo que seja feita uma comparação. Com 832 cv, o esportivo italiano é mais lento, chegando aos 340 km/h, mas tem um tempo de 0 a 100 km/h menor, levando apenas 2,95 s para concluir a prova de aceleração.

Outro detalhe é que, além do peso maior, ele também recebeu um reforço no chassi pela falta de teto fixo. Mas a estrutura ainda é a mesma, com o chassi de alumínio sendo colado na carroceria de fibra de carbono.
Compartilhe essa matéria via:
A cabine também herda praticamente tudo do cupê. Há telas duplas de 10,25 polegadas, bancos Sport Plus e um sistema de áudio Bowers & Wilkins de 15 alto-falantes. A maior adição é um botão extra no painel para subir ou abaixar a capota de tecido, em um processo que leva 14 s. A Aston Martin garantiu que o teto retrátil garante um isolamento acústico tão bom quanto o do cupê.

O que também é bom é seu porta-malas de 219 litros com o teto levantado. O volume diminui para 187 litros com ele guardado, números satisfatórios para um conversível de luxo de dois lugares.

Também há componentes que ajudam na dirigibilidade, como os amortecedores Bilstein DTX — que ganharam um ajuste especial por conta do peso extra — e o sistema Corner Braking 2.0, que permite ao motorista frear mais tarde nas curvas de maneira mais segura.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Seu número de unidades será limitadíssimo, uma vez que serão apenas 1.000 unidades por ano do Vanquish fabricadas, levanto em conta o conversível e o cupê. Ainda sem preço, as primeiras entregas estão marcadas para o terceiro trimestre de 2025.