Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ato por visibilidade à síndrome rara espalha 950 sapatos na Esplanada

O gramado central da Esplanada dos Ministérios recebeu, nesta terça-feira (13/5), centenas de pares de sapatos vazios para representar quem vive com encefalomielite miálgica (EM/SFC), em um ato inédito no Brasil.

Cerca de 950 pares de sapatos foram dispostos no gramado, simbolizando os mais de 1,5 milhão de brasileiros que vivem com a condição, também conhecida como síndrome da fadiga crônica.

“A ausência de políticas públicas aprofunda o sofrimento dessas pessoas, que convivem com sintomas graves e, muitas vezes, sem sequer ter um diagnóstico correto”, afirma a psicóloga e idealizadora da campanha, Ivana Andrade, 35 anos.

Veja imagens do ato na Esplanada dos Ministérios:

4 imagens

1 de 4

Imagem cedida ao Metrópoles

2 de 4

Imagem cedida ao Metrópoles

3 de 4

Imagem cedida ao Metrópoles

4 de 4

Imagem cedida ao Metrópoles

O protesto cobra a criação de políticas públicas específicas, diagnóstico precoce e tratamento adequado para uma doença ainda sem protocolo oficial de atendimento no país.

Servidor público Daniel Cardim, 40, comentou que o objetivo do ato é proporcionar visibilidade à síndrome. “Um ato como esse de vidas invisíveis é fundamental para chamar a atenção de uma doença, que a informação pode ser o diferencial entre a pessoa que está convivendo em sociedade ou ela está acamada, isolada da nossa sociedade”, destacou Daniel.

Entre as pessoas que vivem com a síndrome, a doença crônica não é desconhecida, mas permanece negligenciada. Embora existam protocolos oficiais em países como Reino Unido, EUA e Canadá, o Brasil segue sem diretrizes clínicas, sem centros de referência nem capacitação adequada para os profissionais de saúde.

Entre as pautas centrais, está o avanço do PL 2812/2021, que propõe uma Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com EM/SFC.

A ação integra a campanha Vidas Invisíveis, inspirada na mobilização internacional Millions Missing, realizada em diversos países, com apoio da World ME Alliance, Associação Brasileira de Encefalomielite Miálgica e Disautonomia (ABEMDIS) e Open Medicine Foundation.

 

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H