Lolita Rodrigues, um dos ícones da televisão brasileira, faleceu aos 94 anos em decorrência de uma pneumonia em 2023. A atriz, que se afastou da TV em 2009, pode ser vista atualmente na reprise de A Viagem (1994), exibida no Vale a Pena Ver de Novo, onde interpreta Fátima Aparecida Domingues. Atendendo a um pedido da própria artista, não houve velório para ela.
Nascida em Santos (SP), em 1929, Lolita era filha de imigrantes espanhóis e cresceu cercada pela música e pela cultura galega. Aos 10 anos, encantava os ouvintes das rádios paulistanas com o talento vocal. Na Rádio Record, se destacou em radionovelas e como cantora, sendo agraciada com o Troféu Roquette Pinto por duas vezes.
Um dos marcos da carreira dela foi cantar o Hino da Televisão Brasileira durante a inauguração da TV Tupi, em 1950, substituindo Hebe Camargo (1929-2012), sua grande amiga. Ao lado do marido, Aírton Rodrigues (1922-1993), apresentou programas de sucesso como Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas, consolidando-se como um dos rostos mais conhecidos da TV.


Lolita Rodrigues morreu, aos 94 anos, na madrugada deste domingo (5/11)
Acervo Pessoal/Lolita Rodrigues
Ela esteve na primeira transmissão da televisão brasileira, na TV Tupi, e cantou o Hino da Televisão Brasileira
João Miguel Júnior / TV Globo
Ela começou sua carreira aos 10 anos de idade, em radionovelas, e foi uma precursora da TV brasileira
Reprodução
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite era atriz, cantora e apresentadora
Sergio Reis/Reprodução
A transição para a atuação ocorreu em 1957, quando Cassiano Gabus Mendes a convidou para viver a cigana Esmeralda em O Corcunda de Notre Dame.
Na Globo, brilhou em novelas como Sassaricando, Kubanacan, Rainha da Sucata, Terra Nostra e A Viagem. Após o último trabalho, em Viver a Vida (2009), ela se afastou da televisão.