A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira (13) o lançamento do primeiro ETF (Exchange Traded Fund) Híbrido do país, que será composto por 80% de renda fixa e 20% de renda variável. A parte de renda fixa é baseada em títulos públicos com rentabilidade atrelada ao IPCA, enquanto a renda variável inclui ações do S&P 500, um importante indicador do mercado norte-americano.
De acordo com Thalita Forne, superintendente de Produtos da B3, o novo ETF combina características de diferentes modalidades de investimento e, assim, proporciona aos investidores proteção contra a inflação e exposição ao mercado internacional. O produto foi lançado pela gestora Itaú Asset durante uma cerimônia na B3 e será negociado sob o ticker GOAT11.
Como a renda fixa é predominante na composição do ETF, a tributação será conforme as regras da Receita Federal, aplicando a alíquota do Imposto de Renda sobre a renda fixa.

Os ETFs são fundos de investimento negociados em bolsa que buscam replicar o desempenho de índices específicos, permitindo aos investidores acesso a ativos no exterior sem a necessidade de abrir conta fora do Brasil, podendo ser adquiridos em reais por meio de corretoras credenciadas à B3.