Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Banda Mirim apresenta musical gratuito sobre educação no CCBB Brasília

No feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º/5), às 16h, o premiado grupo paulista Banda Mirim desembarca no CCBB Brasília com o espetáculo gratuito EDUKA. A peça é um musical voltado ao público infantojuvenil e propõe um mergulho poético e provocativo no universo da educação.

Resultado de três anos de pesquisa, a montagem costura cenas e canções inspiradas em ideias de pensadores como Platão e Paulo Freire, levantando reflexões sobre o aprender, o ensinar e as trocas que transformam. Com 60 minutos de duração, EDUKA se passa em uma sala de aula abandonada, onde um grupo de personagens se encontra e interage com um boneco de madeira.

A partir desse encontro, se desenvolve uma narrativa sensível e vibrante, permeada por música ao vivo, humor e poesia.

“O espetáculo fala sobre os desafios da educação e traz no enredo várias referências, de Platão a Paulo Freire. Foi um processo longo, de três anos, com muita criação, pensamento e ensaios”, explicou Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo do grupo, ao Metrópoles.

Criatividade e união

Criada em São Paulo em 2004, a Banda Mirim aposta na mistura de teatro, música e circo em produções autorais voltadas para todas as idades. No espetáculo, essa diversidade se revela tanto no palco quanto no processo criativo.

“Nós somos um grupo muito diverso. Tem gente da música, do teatro, do circo. O Marcelo escreve pensando na potência de cada um. Se alguém sabe jogar bolinhas, por exemplo, a gente usa isso em cena”, contou a atriz Claudia Missura.

Mais do que transmitir uma mensagem didática, a peça convida crianças e adultos a construírem seus próprios olhares sobre os temas abordados. “O grande desafio foi transformar o que estudamos em cena de um jeito que não fosse chato. Queríamos brincadeiras, lacunas, espaços de interpretação. O teatro é mais potente quando permite isso“, diz Claudia.

A trilha sonora também nasceu do processo coletivo e da convivência entre os integrantes, com composições criadas durante os ensaios e inspiradas em referências que vão da filosofia grega ao rap das periferias brasileiras. “As músicas nascem da cena e são criadas coletivamente. A banda inteira opina e tudo é muito aberto”, explicou a cantora e compositora Tata Fernandes.

A atriz Lelena Anhaia reforça a forte influência de várias linguagens no espetáculo: “A gente visitou escolas da periferia e ali o rap e o funk vieram forte. Isso influenciou diretamente a trilha. Tem batidas que remetem ao maculelê, letras sobre livros e até referências ao pensamento grego”.

EDUKA também aborda a precariedade da educação — especialmente durante a pandemia — e valoriza a troca de saberes como caminho de aprendizagem.

“Vocês vão chegar e encontrar um espaço desorganizado, como vimos durante a pandemia. Aos poucos, outras pessoas vão chegando e ali acontece uma troca do que cada um sabe. Você ensina e aprende ao mesmo tempo”, destacou Claudia Missura.

Serviço

Espetáculo Eduka

No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, nesta quinta-feira (1º/5), às 16h. Classificação livre. A entrada é gratuita.



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template

Postagem recente

  • All Post
  • Brasil
  • Carros
  • DF
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GO
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • SP
  • Tecnologia e Games

Siga-me

© 2025 Criado com complementos Radar news 24H