A gestora americana de ETFs Global X lança dois ativos na Bolsa brasileira nesta quarta-feira (14). São BDRs de ETFs com exposição a empresas de infraestrutura digital (DTCR39) e small caps dos Estados Unidos (RSSL39).
O Global X Data Center & Digital Infrastructure ETF (DTCR39) passa a ser o único BDR listado na B3 que investe exclusivamente em empresas globais de data centers e infraestrutura digital, tese diretamente ligada ao avanço da inteligência artificial.
Leia também: B3 lança primeiro ETF híbrido do Brasil, com mix de renda fixa e variável

“Investidores estão buscando as próximas empresas beneficiadas pelo avanço da IA no mundo e temas como computação em nuvem, data centers, cibersegurança e infraestrutura digital começam a receber mais atenção”, diz Flávio Vegas, especialista de produtos da Global X.
Já o Global X Russell 2000 ETF (RSSL39) replica o índice de small caps americanas Russel 2000. São ações mais voláteis, com maior potencial para grandes variações (para cima ou para baixo). “Quando o Federal Reserve [banco central dos EUA] começar a cortar juros, podemos ver uma boa performance de setores ligados a tecnologia e small caps”, projeta Vegas.
Os BDRs são listados na Bolsa brasileira e representam ativos estrangeiros, enquanto os ETFs são fundos que replicam índices. Ou seja, os ativos lançados pela Global X são as versões brasileiras dos fundos de índices que já existem nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Leia também: Negociação de ETFs Globais dispara 118% em março na B3
Um dos argumentos da gestora para o investimento nesses BDRs é a diversificação. Na infraestrutura digital, o investimento indireto em IA foge das tradicionais big techs e pode ajudar na construção de um portfólio mais pulverizado na exposição à tecnologia, argumenta Vegas. Nas small caps, a relação com a diversificação é ainda mais clara, já que o BDR investe em uma cesta de duas mil companhias americanas.