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BFGoodrich lança pneu All Terrain KO3 e in…

A BFGoodrich está lançando seu primeiro pneu nacional. O All-Terrain T/A KO3 é uma evolução do KO2, uma de suas linhas de pneus All Terrain e que será produzido em Resende, na fábrica da Michelin, que é dona da marca.

Esse também é o início da produção da BFGoodrich fora dos EUA. O Brasil será responsável por atender os mercados da América Latina e Europa, a produção em solo americano atenderá apenas o mercado local e a Tailândia é a responsável pelos países asiáticos.

O novo KO3 começa a chegar nas lojas já no último dia de abril com 37 medidas disponíveis. Aos poucos, a marca irá substituindo os antigos KO2 pela sua geração mais atual, chegando a um total de 53 até o final de 2026, um acréscimo de 9 medidas em relação aos pneus que eles substituem.

O preço varia entre R$1.000 e R$ 3.500, preços que são válidos para as medidas 215/65R16 e 305/70R17, respectivamente. Medidas mais comuns, como a das picapes Toyota Hilux (265/60R18) e Ford Ranger (265/65R17), por exemplo, custam R$ 1.270 e R$ 1.750 (preços são válidos para o estado de São Paulo).

(João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

De acordo com a BFGoodrich, não haverá aumentos nas medidas equivalentes, um dos benefícios da produção nacional, já que antes o KO2 — e todo o resto da linha — vinham importados dos Estados Unidos. Mas a maior vantagem de produzir o novo KO3 por aqui é a maior disponibilidade no mercado.

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O que tem de novo?

Feito com 175 materiais diferentes, o novo KO3 supera seu antecessor em diversos quesitos. De acordo com a BFGoodrich, ele apresenta 20% a mais de durabilidade nas estradas de cascalho e teve seu desgaste reduzido, chegando a ser 15% mais durável no longo prazo. “Essa evolução é resultado de muito investimento em tecnologia para o alto desempenho”, ressalta Bárbara Feijó, diretora de marketing da BFGoodrich.

Nos testes realizados em conjunto com a Dekra (instituto internacional de referência para testes e certificação de produtos), a marca afirma que o KO3 foi superior aos concorrentes, chegando a percorrer 160.000 km, entre trechos de estrada e off-road.

BFGoodrich KO3
(BFGoodrich/Divulgação)

Mas não foi só isso. O KO3 também foi testado em segredo durante o último Rally dos Sertões. “No ano passado, apostamos em uma novidade e, pela primeira vez, integramos a Expedição Sertões. Contamos com a parceria do atleta, apresentador e influenciador Fernando Fernandes. Ele participou desta aventura com os pneus KO3 que ainda eram um segredo naquela época. Superando todos os desafios nos mais diversos terrenos e cenários. E agora este pneu está disponível para todos que querem viver essa e outras experiências”, revela Bárbara Feijó.

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Por falar em seu uso, é feito para picapes e SUVs que se aventuram no off-road, mas não deixa as pessoas que rodam apenas na cidade na mão. Como a própria BFGoodrich explica, é uma proporção de 80/20, favorecendo o uso mais aventureiro.

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Apesar disso, a maior parte de seu público são os clientes que não necessariamente irão colocar seu carro em trilhas pesadas. A empresa projeta que 87% dos compradores serão pessoas que utilizam seus carros na cidade, mas preferem a estética off-road e tornam as opções com letras brancas as mais vendidas pela marca.

Entre os benefícios, o novo KO3 foi projetado para pressionar menos o solo. Já seu novo desenho utiliza a pressão gerada para se auto limpar, evitando que barro, neve e outros tipos de sujeira e objetos fiquem presos, evitando perda de desempenho e rasgos no pneu.

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BFGoodrich KO3
(BFGoodrich/Divulgação)

Na lateral, há inovações como a tecnologia CoreGard, que aumenta a resistência da área mais crítica da parede lateral graças a uma borracha entendida. Já as ranhuras dos ombros favorecem a tração em pisos mais complicados, como lama e neve.

BFGoodrich KO3
(BFGoodrich/Divulgação)

Essa maior proteção lateral foi bem mostrada pela marca na pista de teste off-road montada pela BF Goodrich, em Río Luján, na Argentina. Entre trechos alagados, subidas e descidas íngremes, se sobressaíam as provas de inclinações, onde as picapes de teste andavam de lado nas paredes de terra.

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O pneu mostrou toda a sua resistência e trouxe segurança para o percurso. Também se mostrou segundo nos testes de frenagem e curvas fechadas, mesmo no piso molhado.

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