O mundo do esporte está de luto. Abubaker Kaki, atleta do Sudão de 35 anos, morreu em um bombardeio no último sábado (12/2), em El Fasher, capital do Estado de Darfur do Norte. A informação foi confirmada pela Telecom Asia Sport.
Leia também
-
Esportes
Vídeo: campeão da Moto GP cai durante corrida e quebra 11 costelas
-
Esportes
Após 11 anos, Schumacher faz aparição simbólica na F1. Entenda
-
Esportes
Piloto de motociclismo morre durante prova de enduro no Maranhão
Abubaker Kaki praticava atletismo e tinha dois títulos mundiais de indoor dos 800m na carreira. O primeiro conquistado em 2008, em Valência, e o segundo em 2010, em Doha. Além disso, o atleta conquistou a prata no 13º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF, em 2011.



Abubaker também foi medalhista de bronze nos jogos da juventude em 2005 Marrakech
Paul Mcfegan/Sportsphoto/Allstar via Getty Images
Abubaker Kaki morreu aos 35 anos
Michael Steele/Getty Images
Além disso, conquistou a prata no Mundial de 2011, disputado em Daegu
Andy Lyons/Getty Images
Com o ouro conquistado em Valência, ele se tornou o mais jovem campeão da história, depois de vencer a final dos 800m aos 18 anos e 262 dias. Já em Doha, Abubaker estabeleceu recorde mundial júnior com o tempo de 1m42s69.
Vale lembrar que desde 2023 o Sudão está em Guerra Civil por conta de combates entre tropas sudanesas e paramilitares. Na lista das maiores crises humanitárias do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 12 milhões de sudaneses tiveram que abandonar suas casas desde o começo dos conflitos.