O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse à CNN, nesta quarta-feira (14), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dará a palavra final sobre qual cargo o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vai disputar nas eleições de 2026. Cotado como candidato ao Senado, o parlamentar também estaria entre as alternativas da direita para disputar o Palácio do Planalto.
Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e presidente nacional do Progressistas, o senador encontrou Eduardo nos Estados Unidos, onde o deputado está morando desde março, com o objetivo que ele define como buscar “as devidas sanções aos violadores de direitos humanos” no Brasil.
Ciro Nogueira vem articulando um movimento para que Eduardo retorne ao Brasil o quanto antes e dispute as eleições de 2026.
Questionado a respeito de qual cargo o deputado concorreria, se o Senado ou mesmo a Presidência, afirmou: “O presidente Bolsonaro que vai decidir”.
Eduardo já havia indicado preferência por se candidatar a uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa em 2026 – ele apareceu como primeiro lugar em levantamento recente feito pela Paraná Pesquisas.
Mas há expectativa factível de voos mais altos para o filho do ex-presidente. Bolsonaro ainda não bateu o martelo do nome que vai apoiar para a disputa eleitoral do ano que vem ao Planalto.
Nos bastidores, o ex-presidente tem dito a interlocutores que estão entre os nomes fortes para a disputa a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em entrevista recente à CNN, o próprio Ciro Nogueira afirmou que não descarta participar da chapa presidencial como candidato a vice de um aliado de Bolsonaro.