Dessa vez podemos nos gabar de ter um carro antes dos europeus, já que o BYD Dolphin Mini só será apresentado oficialmente por lá no próximo dia 21. Mas é como diz o ditado: quem ri por último, ri melhor.
Batizado de Dolphin Surf na Europa, o compacto parece que terá números um pouco menores que o modelo vendido aqui no Brasil. Segundo informações vazadas da Áustria, ele terá mais autonomia e potência.
Serão três versões: Active, Boost e Comfort. A primeira versão é a mais básica, oferecendo bateria de 30 kWh e 220 km de autonomia, de acordo com o ciclo WLTP. É próximo dos números que temos aqui, onde o Dolphin Mini tem células de 38 kWh e autonomia máxima de 280 km, segundo o PBEV.
Fora isso, a versão Active terá potência de carregamento de 65 kW (em corrente DC), podendo ir de 30% a 80% de carga em 25 minutos. No Brasil, a marca estima um tempo de 30 minutos para o mesmo carregamento, mas a potência máxima é de 40 kW.
Subindo para a versão Boost, ela terá bateria de 43,2 kWh e alcance de 322 km. Já a versão Comfort é equipada com a mesma bateria, mas seu alcance é de 310 km. Ambos podem ser carregados em carregadores DC com potência de até 85 kW, o que não muda muita coisa, já que o tempo de carregamento de 30% a 80% é de 22 minutos.
Compartilhe essa matéria via:
Sobre a potência, nada foi vazado. Mas os europeus esperam que o Dolphin entregue mais do que 75 cv em pelo menos uma das versões.
Por outro lado, os austríacos deixaram escapar os tempos de 0 a 100 km/h das três versões. 11,1, 12,1 e 9,1 segundos para cada uma, respectivamente, o que pode indicar que a versão Comfort terá um pouco mais de potência. Em nosso teste, o Dolphin Mini completou o sprint em 14,9 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h nos três casos.

Quanto ao visual, ele será semelhante ao nosso, porém com alguns detalhes únicos. O para-choque, por exemplo, tem um desenho no mesmo formato, porém a parte preta é mais volumosa. De resto, nada muda.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Para os equipamentos, o Dolphin Surf terá uma série de assistentes à condução, comandos por voz e possivelmente a tela giratória, já que ele parece se basear na versão mais antiga, como o nosso. O topo de linha ainda terá recursos exclusivos, como a câmera de 360º e head up display. Tudo isso e ainda com a promessa de ser o mais barato do segmento, com preço abaixo dos 20.000 euros (aproximadamente R$ 125.700 na cotação atual).