O mês de maio foi bom para a indústria automotiva nacional, com um crescimento de 8,79 % em relação a abril e de 17 % em comparação ao mesmo mês de 2024. Foi, ainda, um período com movimentações curiosas no ranking. A Caoa Chery subiu para a 10ª posição entre as marcas, empurrando a Nissan para fora do top 10. No varejo, a BYD surpreendeu, sendo a 4ª mais vendida, à frente da Toyota.
Os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que foram vendidos 214.383 carros e comerciais leves em maio, sendo 167.563 automóveis e 46.820 comerciais leves. Trata-se de um resultado positivo em todos os aspectos.
“O fato de termos tido volume de dias úteis maior em 2024, na mesma base comparativa com 2025, mostra que estamos em um movimento positivo”, diz Arcelio Junior, presidente da Fenabrave. O mês de maio ainda teve dois dias úteis a menos do que em 2024, mostrando o bom momento da indústria.
Compartilhe essa matéria via:
Porém, Junior alerta para alguns fatores que podem impactar no resultado do 2º semestre, como o aumento da taxa Selic para 14,75% ao ano e a elevação do IOF, por afetar a disponibilidade de crédito para os clientes.
O mercado ainda é liderado pela Fiat com um bom respiro, após emplacar 46.098 veículos em maio. No entanto, há sinais de que a sua vida pode não continuar tão tranquila em breve. A Volkswagen, segunda colocada, registrou 37.202 unidades, reduzindo a diferença mensal de 10.000 para 9.000 veículos. A marca alemã iniciará as vendas do Tera neste mês, o que pode reduzir ainda mais a lacuna entre as duas.

Aproveitando-se que a Nissan ainda espera pelo lançamento da nova geração do Kicks, a Caoa Chery superou a fabricante japonesa em maio, subindo para a 10ª posição. Foi uma diferença considerável, emplacando 6.152 unidades, contra os 5.073 veículos da Nissan. A marca nipônica ainda tem um boa distância no acumulado do ano, com 29.824 unidades, enquanto a Caoa Chery tem 23.513 veículos vendidos.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
A surpresa do mês foi a BYD, tornando-se a segunda marca mais vendida no varejo considerando apenas automóveis, atrás somente da Volkswagen, e com 10,54% de participação. Ao contabilizar também os comerciais leves, acaba ficando na quarta colocação, com 8,67% do mercado, à frente da Toyota.

Pelo segundo mês consecutivo, o Volkswagen Polo foi o mais vendido, com 12.911 unidades emplacadas. A Fiat Strada está logo atrás, com 11.854 veículos. A terceira colocação ficou com o Volkswagen T-Cross e suas 9.410 unidades registradas em maio, reforçando as chances de que mantenha a liderança no segmento em 2025.
Entre os SUVs médios, o Jeep Compass ensaiou uma reação ao Toyota Corolla Cross, mas sem muito sucesso. Embora tenha vendido 5.688 unidades e tenha ficado à frente dos 5.513 Corolla Cross vendidos, a diferença foi muito pequena e não fará efeito no acumulado. O utilitário da Toyota ainda é o líder no ano, somando 24.755 unidades, enquanto o Jeep tem 22.986 veículos vendidos.

No segmento das picapes médias, a Toyota Hilux manteve a liderança ao emplacar 4.425 unidades. A Chevrolet S10 mostrou uma reação e foi a segunda colocada, com 2.772 veículos vendidos, enquanto a Ford Ranger completa o pódio, após registrar 2.670 unidades.
A venda de eletrificados cresceu 47,6% e acumula um aumento de 42,57% no ano. Os carros elétricos tiveram uma leve recuperação de 6,8%, porém ainda estão 4,7% abaixo em comparação a 2024. Já os híbridos seguem em alta, alavancada pelos Fiat Fastback e Pulse híbridos leves, agora representando a maior parte da linha.

Esta adoção do sistema MHEV impulsionou a Fiat para a liderança mensal dos híbridos, com 4.299 unidades, porém a BYD ainda é a mais vendida no acumulado, somando 20.140 veículos desde janeiro.
Já entre os elétricos, a marca chinesa não dá chances para ninguém e emplacou 5.596 carros em maio, o que lhe dá 80% de participação. No resultado do ano, a BYD já está com 18.874 unidades vendidas.
Carros mais vendidos em maio de 2025:
Modelos | Unidades vendidas |
1°) Volkswagen Polo | 10.911 |
2°) Fiat Strada | 11.854 |
3°) Volkswagen T-Cross | 9.410 |
4º) Fiat Argo | 9.063 |
5º) Hyundai HB20 | 8.674 |
6º) Fiat Mobi | 6.459 |
7º) Honda HR-V | 6.406 |
8º) Chevrolet Onix | 6.157 |
9º) Jeep Compass | 5.688 |
10º) Volkswagen Saveiro | 5.536 |
11º) Toyota Corolla Cross | 5.513 |
12º) Renault Kwid | 5.344 |
13º) Hyundai Creta | 5.333 |
14º) Fiat Fastback | 4.809 |
15º) Fiat Toro | 4.690 |
16º) Volkswagen Nivus | 4.591 |
17º) Toyota Hilux | 4.425 |
18º) Hyundai HB20S | 4.421 |
19º) Chevrolet Tracker | 4.332 |
20º) Chevrolet Onix Plus | 3.924 |
21º) Jeep Renegade | 3.644 |
22º) Nissan Kicks | 3.607 |
23º) Fiat Pulse | 3.352 |
24º) Volkswagen Virtus | 3.317 |
25º) Toyota Corolla | 3.234 |
26º) Caoa Chery Tiggo 7 | 3.211 |
27º) BYD Song | 2.900 |
28º) Chevrolet S10 | 2.772 |
29º) Fiat Cronos | 2.677 |
30º) Ford Ranger | 2.670 |