Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Caoa Chery ultrapassa Nissan em maio e BYD…

O mês de maio foi bom para a indústria automotiva nacional, com um crescimento de 8,79 % em relação a abril e de 17 % em comparação ao mesmo mês de 2024. Foi, ainda, um período com movimentações curiosas no ranking. A Caoa Chery subiu para a 10ª posição entre as marcas, empurrando a Nissan para fora do top 10. No varejo, a BYD surpreendeu, sendo a 4ª mais vendida, à frente da Toyota.

Os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que foram vendidos 214.383 carros e comerciais leves em maio, sendo 167.563 automóveis e 46.820 comerciais leves. Trata-se de um resultado positivo em todos os aspectos.

(Divulgação/Fiat)

“O fato de termos tido volume de dias úteis maior em 2024, na mesma base comparativa com 2025, mostra que estamos em um movimento positivo”, diz Arcelio Junior, presidente da Fenabrave. O mês de maio ainda teve dois dias úteis a menos do que em 2024, mostrando o bom momento da indústria.

Compartilhe essa matéria via:

Porém, Junior alerta para alguns fatores que podem impactar no resultado do 2º semestre, como o aumento da taxa Selic para 14,75% ao ano e a elevação do IOF, por afetar a disponibilidade de crédito para os clientes.

Continua após a publicidade

O mercado ainda é liderado pela Fiat com um bom respiro, após emplacar 46.098 veículos em maio. No entanto, há sinais de que a sua vida pode não continuar tão tranquila em breve. A Volkswagen, segunda colocada, registrou 37.202 unidades, reduzindo a diferença mensal de 10.000 para 9.000 veículos. A marca alemã iniciará as vendas do Tera neste mês, o que pode reduzir ainda mais a lacuna entre as duas.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV
Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

Aproveitando-se que a Nissan ainda espera pelo lançamento da nova geração do Kicks, a Caoa Chery superou a fabricante japonesa em maio, subindo para a 10ª posição. Foi uma diferença considerável, emplacando 6.152 unidades, contra os 5.073 veículos da Nissan. A marca nipônica ainda tem um boa distância no acumulado do ano, com 29.824 unidades, enquanto a Caoa Chery tem 23.513 veículos vendidos.

Continua após a publicidade

A surpresa do mês foi a BYD, tornando-se a segunda marca mais vendida no varejo considerando apenas automóveis, atrás somente da Volkswagen, e com 10,54% de participação. Ao contabilizar também os comerciais leves, acaba ficando na quarta colocação, com 8,67% do mercado, à frente da Toyota.

POLO
VW Polo Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pelo segundo mês consecutivo, o Volkswagen Polo foi o mais vendido, com 12.911 unidades emplacadas. A Fiat Strada está logo atrás, com 11.854 veículos. A terceira colocação ficou com o Volkswagen T-Cross e suas 9.410 unidades registradas em maio, reforçando as chances de que mantenha a liderança no segmento em 2025.

Entre os SUVs médios, o Jeep Compass ensaiou uma reação ao Toyota Corolla Cross, mas sem muito sucesso. Embora tenha vendido 5.688 unidades e tenha ficado à frente dos 5.513 Corolla Cross vendidos, a diferença foi muito pequena e não fará efeito no acumulado. O utilitário da Toyota ainda é o líder no ano, somando 24.755 unidades, enquanto o Jeep tem 22.986 veículos vendidos.

Continua após a publicidade

Chevrolet S10 2025
Chevrolet S10 High Country (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No segmento das picapes médias, a Toyota Hilux manteve a liderança ao emplacar 4.425 unidades. A Chevrolet S10 mostrou uma reação e foi a segunda colocada, com 2.772 veículos vendidos, enquanto a Ford Ranger completa o pódio, após registrar 2.670 unidades.

A venda de eletrificados cresceu 47,6% e acumula um aumento de 42,57% no ano. Os carros elétricos tiveram uma leve recuperação de 6,8%, porém ainda estão 4,7% abaixo em comparação a 2024. Já os híbridos seguem em alta, alavancada pelos Fiat Fastback e Pulse híbridos leves, agora representando a maior parte da linha.

Longa Pulse
Fiat Pulse até funciona como híbrido, mas depende da rotina do motorista (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Esta adoção do sistema MHEV impulsionou a Fiat para a liderança mensal dos híbridos, com 4.299 unidades, porém a BYD ainda é a mais vendida no acumulado, somando 20.140 veículos desde janeiro.

Já entre os elétricos, a marca chinesa não dá chances para ninguém e emplacou 5.596 carros em maio, o que lhe dá 80% de participação. No resultado do ano, a BYD já está com 18.874 unidades vendidas.

Carros mais vendidos em maio de 2025:

Continua após a publicidade

Modelos Unidades vendidas
1°) Volkswagen Polo 10.911
2°) Fiat Strada 11.854
3°) Volkswagen T-Cross 9.410
4º) Fiat Argo 9.063
5º) Hyundai HB20 8.674
6º) Fiat Mobi 6.459
7º) Honda HR-V 6.406
8º) Chevrolet Onix 6.157
9º) Jeep Compass 5.688
10º) Volkswagen Saveiro 5.536
11º) Toyota Corolla Cross 5.513
12º) Renault Kwid 5.344
13º) Hyundai Creta 5.333
14º) Fiat Fastback 4.809
15º) Fiat Toro 4.690
16º) Volkswagen Nivus 4.591
17º) Toyota Hilux 4.425
18º) Hyundai HB20S 4.421
19º) Chevrolet Tracker 4.332
20º) Chevrolet Onix Plus 3.924
21º) Jeep Renegade 3.644
22º) Nissan Kicks 3.607
23º) Fiat Pulse 3.352
24º) Volkswagen Virtus 3.317
25º) Toyota Corolla 3.234
26º) Caoa Chery Tiggo 7 3.211
27º) BYD Song 2.900
28º) Chevrolet S10 2.772
29º) Fiat Cronos 2.677
30º) Ford Ranger 2.670

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H