São Paulo — Após a morte do papa Francisco, o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, disse em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (21/4), que a Igreja Católica tem feito um processo de abertura para fora do continente europeu nas últimas décadas e que “ninguém deveria se surpreender” se o próximo pontífice escolhido for um cardeal africano ou asiático, o que seria inédito.
Dom Odilo fez parte do conclave que elegeu Francisco como sucessor do papa Bento XVI, em 2013, e chegou a ser cotado à época para assumir o papado. Ele comentou que, 12 anos depois, o conclave deverá ser melhor representado por países de fora da Europa, o que poderá influenciar a escolha do novo papa.






Última aparição do papa
Vaticano News/ Reprodução
J.D. Vance e papa Francisco
Divulgação / Santa Sé
Papa Francisco participa de missa de Domingo de Ramos, no Vaticano, após ficar internado
Divulgação/Santa Fé
Papa Francisco precisou de transfusões de sangue devido à sua grave infecção
Franco Origlia/Getty Images
Uma vela com um retrato do papa Francisco é vista fora do Hospital Policlínico A. Gemelli, onde ele estava internado para exames e tratamento de bronquite, em 18 de fevereiro de 2025, em Roma, Itália
Getty Images
Uma vela com a imagem do papa Francisco, flores e velas deixadas pelos fiéis são vistas abaixo da escultura de São João Paulo II na entrada principal do Hospital Policlinico A. Gemelli
Getty Images
Papa Francisco é argentino
Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
Papa Francisco nomeia bispos auxiliares para o Rio durante internação
Getty Images
Papa Francisco precisou de transfusões de sangue devido à sua grave infecção
Getty Images
Papa Francisco em missa de Domingo de Ramos
Getty Images
Papa Francisco pediu perdão, em nome da Igreja Católica, pelos abusos sexuais de menores e a necessidade de medidas concretas para reparação
Foto: Divulgação/ Vatican Media
Papa Francisco cumprimentando fiéis
Reprodução
Papa Francisco durante celebração
VaticanMidea/Reprodução
Capitães de Itália e Argentina, Messi e Buffon reverenciaram o líder da Igreja Católica
Claudio Villa/Getty Images
Papa Francisco
Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images
O Vaticano comunicou que o Papa Francisco foi internado em emergência para tratar de uma laparocele, em junho
Getty Images
J.D. Vance e Papa Francisco
Divulgação / Santa Sé
J.D. Vance e Papa Francisco
Divulgação / Santa Sé
J.D. Vance e Papa Francisco
Divulgação / Santa Sé
Macron e Papa
Reprodução / Redes Sociais
Papa Francisco em sacada do hospital em Roma antes de receber alta
Reprodução/Vatican News
Ao ser questionado pelo Metrópoles, Odilo disse que “o colégio dos cardeais hoje está muito mais internacionalizado do que antes” e que esse processo de abertura começou nos anos 1950 e se intensificou nas últimas décadas.
“O colégio dos cardeais era, sobretudo, italiano e europeu, depois foi abrindo mais e mais. Papa João Paulo II já escolheu muitos cardeais da América, da América Latina, alguns da África e Ásia. Depois, papa Bento XVI também continuou na abertura mais e mais e o papa Francisco ainda mais, de modo que hoje o colégio de cardeais, realmente é muito menos italiano, muito menos europeu”, disse o cardeal brasileiro.
“A maioria, a grande maioria dos cardeais, não são mais europeus. América Latina e do Norte têm um grande peso, a África tem um peso significativo e a Ásia também tem um peso no colégio de cardeais”, completou.
Odilo Scherer realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira e deverá viajar na manhã de terça (22/4) para Roma, para participar do velório do papa Francisco. Na capital italiana, ele deve se reunir com os seus cardeais brasileiros aptos para participar do conclave.
Além da possibilidade de o novo papa ser de fora do continente europeu, Odilo falou do legado de Francisco, ressaltando, entre outros aspectos, que teve a firmeza para “corrigir uma chaga moral” presente no clero, em menção aos casos de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica.
Leia também
-
São Paulo
Papa tomou medidas para corrigir “chaga moral” no clero, diz arcebispo
-
São Paulo
Morte do papa Francisco: relembre a visita do pontífice a São Paulo
-
Mundo
Papa Francisco morre, aos 88 anos, em Roma
-
São Paulo
Tarcísio decreta luto de 7 dias em SP pela morte do papa Francisco
Após a coletiva de imprensa, o cardeal ainda celebrou uma missa na Catedral da Sé, no centro de São Paulo, em homenagem ao papa Francisco.