Expulso da faculdade particular onde cursava Administração, na Asa Norte, em Brasília (DF), após afirmar que no local “só tinha favelados”, o influenciador Leonardo Ávila virou alvo de críticas e questionamentos públicos, inclusive de Carlinhos Maia, criador de conteúdo com mais de 35,5 milhões de seguidores.
O jovem de 20 anos, que também produz conteúdo para a internet, participa atualmente do reality show Rancho do Carlinhos, idealizado pelo influenciador alagoano.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
Saiba quem é o influencer que chamou universitários de favelados no DF
-
Mirelle Pinheiro
“Só favelado”: influencer que zombou de colegas é expulso de faculdade
-
Mirelle Pinheiro
“Só tem favelado”: MP investiga aluno que zombou de colegas em faculdade do DF
-
Mirelle Pinheiro
“Só tem favelado”: influencer participou do rancho de Carlinhos Maia
Na noite dessa segunda-feira (19/5), Leonardo apareceu nos stories de Carlinhos, onde a polêmica veio à tona. Durante a conversa, Maia relembrou o episódio de abril, quando um vídeo com declarações preconceituosas feitas por Leonardo viralizou nas redes sociais.
“Deixa eu te fazer uma pergunta: dá para ver que você tem um olhar bom e perceptivo das coisas. Eu vi o lance da sua faculdade, que o pessoal começou a te criticar muito porque você fez o seu humor — que é um humor esquisito, mas é um humor. Que tem limite… e não tem. E aí você foi expulso. Dá pra ver que você gosta de aprender. Então por que ainda repete erros? Eu acho que dá para você ir para outros campos do seu humor, já que é tão mal interpretado o tempo todo”, aconselhou Carlinhos.





Carlinhos Maia
Reprodução
Carlinhos Maia
(Reprodução)
Carlinhos Maia
Reprodução
Carlinhos Maia
Instagram/Reprodução
Carlinhos Maia
Reprodução/Instagram
Carlinhos Maia
Reprodução/Instagram
Na sequência, o influenciador comentou que Leonardo é “mauricinho” e “filho de papai”, e que poderia simplesmente manter um perfil discreto, mas preferiu “aparecer”.
“Eu não entendo: com a grana que os seus pais têm, com as oportunidades que você tem, com todos os seus privilégios, por que você quer ir para a internet ser cancelado?”, indagou.
Leonardo, então, respondeu sobre sua trajetória online e a decisão de apostar no humor como forma de se destacar nas redes. “Surgiu a ideia de fazer humor e eu fazia tudo o que viralizava. Repetia o que dava certo, e o que dá muito certo é crítica. As pessoas reagem quando você critica. Mas é difícil, às vezes, se expressar sem ser mal interpretado. Foi a forma que encontrei para aparecer. Eu quero chocar para ser notado”, explicou.
Ainda durante a conversa, o influenciador disse que os posicionamentos polêmicos eram calculados e que pretendia mostrar, mais adiante, que aquilo não o representava.
“Não sou aquilo que falo. Pensei em ficar famoso por frases polêmicas e depois mostrar que não era de verdade. Mas agora estou repensando tudo isso”, confessou.
Mensagem do pai
Após o episódio, o pai do jovem, Leonardo Oliveira de Ávila — presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF) — enviou uma mensagem a Carlinhos Maia:
“Carlinhos, sou Leonardo Ávila, pai do Léo Ávila que está aí no seu Rancho com vocês. Muito obrigado pela acolhida, carinho e gentileza com meu filho, especialmente nos vídeos postados hoje. Você tratou com leveza um tema polêmico e que trouxe dor para o meu filho e para toda a família. Parabéns pela sua capacidade e sensibilidade na comunicação. Quando vier a Brasília, saiba que terei prazer em recebê-lo em minha casa com o mesmo carinho que você tratou meu filho. E brindaremos com os melhores vinhos da minha adega. Forte abraço.”
Em resposta, Carlinhos comentou: “Ele é um bom menino. Só está se perdendo na busca pelo que quer. Normal! Ele vai entender que existem outros caminhos para brilhar.”
A polêmica
O influenciador causou revolta entre os colegas de curso ao declarar, em vídeo publicado nas redes sociais, que a faculdade era frequentada apenas por “favelados”. O conteúdo foi postado em uma conta com cerca de 234 mil seguidores e milhões de visualizações.
“É porque o povo, pelo menos na minha faculdade, não é só pobre de dinheiro, é pobre de tudo, entendeu? O povo ainda fala: ‘Nossa, Léo, mas a sua faculdade é cara’. É cara, mas qualquer um dá um jeito de pagar, porque só tem favelado”, disse, rindo.
A fala gerou indignação imediata. O vídeo foi amplamente compartilhado entre os alunos da instituição, com críticas contundentes. “Vejam esse vídeo. É assim que alguns enxergam os colegas de faculdade: como ‘favelados’, só porque são bolsistas ou não têm grana”, escreveu um estudante.
Após a repercussão negativa, Leonardo apagou o vídeo e pediu desculpas publicamente.
A expulsão
Apesar da retratação, a faculdade instaurou um comitê disciplinar formado por três professores para apurar o caso. A coluna apurou que a comissão decidiu pela expulsão do aluno, entendendo que a medida reforça o compromisso da instituição com valores éticos e o combate a condutas preconceituosas.
Embora tenha negado a expulsão à reportagem, alegando que teria sido ele quem decidiu deixar a instituição, Leonardo assentiu com a cabeça no vídeo de Carlinhos quando o influenciador mencionou a expulsão.