Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Chapada celebra encontro de raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés

Ocorrerá na Chapada dos Veadeiros, de 15 a 18 de maio, a 8ª edição do encontro Raízes, que reúne benzedeiras, pajés, parteiras e raizeiros. A maior parte das atividades do evento é gratuita. O evento teve sua 1ª edição  em 2016 e se perpetua até os dias atuais.

O encontro é organizado pela Três Luas Etnobotânica e Produções Culturais, por voluntários, doadores e patrocinadores, e tem como foco a valorização de culturas ancestrais. Cerca de 90 mestres de todo o Brasil estarão reunidos a fim de propor diálogos entre gerações e fortalecer o conhecimento acerca da sociobiodiversidade do bioma cerrado. Na programação, são ofertadas exposições fotográficas, feirinhas e oficinas.

Serão utilizados vários espaços para execução da programação: Casa de Cultura Cavaleiro e Jorge, Fazenda Volta da Serra (localizada entre Alto Paraíso e a Vila de São Jorge), Parque Nacional da Chapada e Praça do Artesão.

Para Lauro Jurgeaitis, presidente da Associação Veadeiros e anfitrião da atividade de reconhecimento de plantas medicinais, o encontro carrega um simbolismo especial. “O Raízes é mais do que um encontro — é um encontro de proteção, partilha e reverência aos saberes que sustentam a identidade da Chapada dos Veadeiros. É uma honra receber mestres de todo o país e ver a medicina popular florescendo novamente em nosso território, conectando gerações e fortalecendo a relação com a natureza. Acreditamos que preservar esses conhecimentos é também preservar a alma do Cerrado.”

A idealizadora do evento, Daniela Ribeiro, reforça o caráter de resistência do encontro diante das ameaças à tradição oral e ao bioma. “A Medicina Tradicional Brasileira está ameaçada. Os saberes correm risco de desaparecer com o falecimento de seus guardiões, a devastação do Cerrado — berço dessa sabedoria —, a perseguição religiosa e o desmerecimento por parte de setores acadêmicos e profissionais. O Raízes tem como missão salvaguardar, registrar e difundir essas práticas em um espaço protagonizado pelos próprios mestres.”

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H