Seja para dar aquele impulso antes da atividade física ou para ajudar na recuperação depois do treino, algumas xícaras de chá podem fazer toda a diferença. De acordo com a nutricionista Cibele Santos, certos chás oferecem benefícios que vão desde aumento de energia até alívio de dores musculares.
Leia também
-
Claudia Meireles
Chá anti-inflamatório reduz gases intestinais e evita infecções
-
Saúde
Saiba como potencializar os benefícios do chá de maçã com canela
-
Saúde
Veja 5 receitas de chás para ajudar no funcionamento do organismo
Antes do treino: foco e disposição
Para quem busca uma dose natural de energia, o chá verde é um aliado. Rico em antioxidantes e levemente estimulante, ele pode melhorar a queima de gordura e dar mais disposição. Outra opção eficaz é o chá de gengibre. “Ele ajuda na digestão e pode ter um leve efeito termogênico, além de ser anti-inflamatório”, explica a nutricionista.




A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo
Getty Images
O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos
Getty Images
A valeriana atua como calmante natural
Getty Images
A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnótico
Getty Images
O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais
Getty Images
Depois do treino: relaxar e recuperar
Finalizado o exercício, é hora de cuidar do corpo e relaxar. O chá de hibisco se destaca por auxiliar na hidratação e na recuperação muscular, graças às suas propriedades antioxidantes. Já o chá de erva-doce e o de camomila são ótimas pedidas para acalmar. “O de camomila é especialmente bom após treinos mais intensos, por promover relaxamento profundo”, orienta Cibele.
De acordo com a nutricionista, além de saborosos e fáceis de preparar, esses chás oferecem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam o corpo a se recuperar melhor e com mais equilíbrio.