A Chery aproveitou o Salão de Xangai para apresentar o novo Tiggo 9L, um SUV bem diferente dos demais modelos da família Tiggo. Enquanto os demais carros da linha — incluindo os três que temos no Brasil — têm visual mais urbano, o novo adota características que se espera de um SUV aventureiro e entra na moda de “jipões” de aparência mais retrô.
Na verdade, ele destoa até mesmo do seu parente mais próximo, o Tiggo 9 padrão, também chamado de Jaecoo J8 em alguns mercados. Esse que deve chegar ao Brasil ainda neste ano. Sua linha capô é mais alta e os arcos das rodas são quadrados, assim como a carroceria, que tem alargamentos nos para-lamas – visual que remete a ultima geração do Mitsubishi Pajero Full.
Na dianteira, nada de logotipo. A grade é estampada com o nome da Chery em letras garrafais, algo que se repete na traseira. Os faróis também são quadrados e grandes, com uma assinatura interna na forma da letra “H”. Mais uma característica que se repete na parte de trás. As lanternas, porém, são mais verticais.
Compartilhe essa matéria via:
Em relação ao tamanho, ele é ainda maior do que o Tiggo 9 padrão, chegando aos 5,05 m de comprimento, 1,96 de largura e 1,80 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,95 m.

Sem muitos detalhes revelados, sabe-se que o Tiggo 9L terá uma carroceria com 85% de aço e sistema de suspensão eletrônica (CDC) ajustável. A condução autônoma será gerenciada pelo sistema Chery Falcon 900, software alimentado por inteligência artificial, além de contar com um sensor LiDAR no teto.
Apesar do jeitão parrudo, espera-se um interior confortável e luxuoso. Como é padrão dos carros chineses, há uma grande tela central de 15,6’’, além de um segundo display exclusivo para o passageiro dianteiro. Quem viaja nas fileiras traseiras terá à disposição uma tela no teto, com 17,3’’. Há até uma geladeira embutida para gelar bebidas durante a viagem.

A motorização será híbrida plug-in. O motor principal é um 2.0 turbo de 272 cv, auxiliado por outros três elétricos (um dianteiro e dois traseiros), enquanto a transmissão é DHT de oito marchas e, a tração, integral. Sem divulgar números de potência e torque totais, sabe-se apenas que, apesar de grandalhão, o Tiggo 9L poderá ir de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, segundo a marca.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
A Chery também não revelou dados sobre a bateria, mas disse que o SUV terá autonomia combinada superior a 1.500 km e alcance elétrico de 200 km. De acordo com a mídia chinesa, a intenção é que o Tiggo 9L seja um carro internacional. Logo, uma vez que seu irmão urbano está confirmado para o nosso mercado, existe a possibilidade que ele também venha para o Brasil.
