A Chevrolet começou, nesta semana, uma campanha de pós-venda que permitirá que até mesmo os Onix e Onix Plus que não fizeram revisões nas concessionárias reativem a garantia da da correia dentada banhada a óleo usada nos motores três cilindros 1.0 e 1.0 turbo. Com esta ação, a correia desses carros teria a mesma garantia daqueles carros fizeram a manutenção na rede de concessionárias, que é de 240.000 km.
De acordo com a fabricante, a garantia será reativada para a atual geração dos Chevrolet Onix e Onix Plus. Ou seja, é válido para as unidades ano-modelo 2019/2020 em diante. Não há limitação para a quilometragem do veículo e nem obrigam que tenha feito todas as revisões nas concessionárias. A informação foi antecipada pelo Autos Segredos.
“O serviço é parte de uma ação comercial da Chevrolet, que reforça seu compromisso com a qualidade dos produtos e a confiança nas tecnologias adotadas. Visa também proporcionar tranquilidade para o cliente, entre eles, o que desconhece o histórico de manutenção do seu seminovo”, afirma a empresa no comunicado compartilhado com QUATRO RODAS.
Compartilhe essa matéria via:
A ação irá até 31 de dezembro de 2025 e, para participar, basta levar o carro para uma concessionária, onde passará por uma vistoria técnica para verificar o estado do sistema, além da troca do óleo lubrificante e do filtro, pelo custo de R$ 660. Após o serviço, a garantia voltará a valer até os 240.000 km originais.
Se nesta vistoria técnica for detectado algum defeito, desgaste severo ou contaminação na correia dentada, ela será substituída por R$ 700, um valor promocional bem abaixo do normal, que pode chegar a R$ 6.000 contando a mão de obra.
A GM também reforça que é indispensável a utilização do óleo lubrificante correto para que a correia seja preservada em seus aspectos de fábrica. Trata-se do óleo ACDelco Dexos 1GEN3.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Qual é o problema das correias banhadas a óleo?
As correias banhadas a óleo foram feitas com a promessa de maior durabilidade e robustez em comparação com outros sistemas, além de proporcionar uma maior eficiência ao motor e permitir a redução de ruído. As correias a costumam ter durabilidade entre 60.000 e 100.000 km e as correntes metálicas, que duram mais de 200.000 km, são mais pesadas e ruidosas. As banhadas a óleo podem chegar aos 240.000 km (como no caso dos GM) e são mais leves e silenciosas.

Porém, erros na manutenção do componente têm causado grandes danos ao motor. No caso de motores com correias banhadas a óleo, é imprescindível seguir à risca as especificações de óleo e dos seus aditivos, conforme apontadas pelos fabricantes.
Isso nem sempre acontece, já que proprietários e empresas, como frotistas e locadoras, optam por trocar o óleo lubrificante diferente, que agridem a correia, ou até com viscosidades diferentes, por terem preços menores. Mas isso pode custar caro.

O uso de lubrificantes errados e sem propriedades protetoras para as correias pode fazer com que elas inchem, esfarelem ou até desfiem, enviando pedaços para partes como os dutos de óleo. Com eles entupidos, são grandes as chances de que o motor acabe fundindo. Entenda com ainda mais detalhes aqui.