Antes mesmo de começar a vender carros no mercado brasileiro, a GAC anunciou um investimento de US$ 1,3 bilhão no país, prevendo uma produção local, além da criação de um centro de desenvolvimento e pesquisa. Ao invés de erguer um novo complexo, a chinesa está negociando uma parceria com a HPE, representante da Mitsubishi e Suzuki, para montar seus carros em Catalão (GO).
É o que revela o jornal Estado de São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma reunião na China com diversas empresas, incluindo a GAC. Feng Xingya, presidente da GAC, revelou à Lula que a ideia é montar três carros em Catalão, sendo um híbrido e dois elétricos, em uma parceria com a HPE Automotores.
Hoje a fábrica de Catalão produz dois modelos da Mitsubishi: a picape Triton na nova geração e o SUV Eclipse Cross. A HPE investiu R$ 4 bilhões no complexo para modernizar as linhas de montagem e fabricar três novos carros da marca japonesa até 2032, começando pela nova Triton. A meta é dobrar a capacidade de produção para 50 mil unidades por ano.
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A adição dos carros da GAC ajudaria a HPE a alcançar esta meta de produção e ainda se beneficiará do investimento da fabricante chinesa no local. Já a GAC irá pular todas as etapas necessárias para construir uma nova fábrica, acelerando a nacionalização de seus veículos.

No momento, a GAC ainda não revela quais serão os carros nacionais, mas deu uma dica. A empresa colocou os modelos Aion V, Hyper HT e GS4 (também conhecido com Emkoo) em frente ao hotel onde Lula está hospedado. Os três farão parte do portfólio inicial da marca no Brasil, com lançamento marcado para o dia 23 de maio.
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Além da produção em Catalão, o investimento será utilizado para a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em algum lugar do Nordeste, porém o local ainda não foi definido.
Procurada por QUATRO RODAS, a HPE Automotores não se manifestou sobre o assunto. A reportagem será atualizada quando a empresa enviar um posicionamento.