Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Chinesas Dongfeng e Changan podem se unir…

Muitos analistas e até algumas fabricantes chinesas acreditam que a indústria do país está entrando em uma nova fase, a de consolidação. Existem cerca de 240 fabricantes de automóveis e a maioria delas deverá desaparecer nos próximos anos, seja encerrando as operações, realizando uma fusão com outra empresa ou sendo adquirida por uma fabricante maior. No caso da Dongfeng e da Changan, a escolha seria a fusão.

Rumores começaram a circular na China após um anúncio de diversas empresas que fazem parte da Dongfeng e da China South Industries Group (dona da Changan) de que estavam conversando com outras empresas estatais sobre uma reestruturação. As duas são as menores das quatro grandes fabricantes do governo chinês.

(Divulgação/Quatro Rodas)

O anúncio feito ao mesmo tempo mexeu com a indústria chinesa. Se as duas realmente realizarem uma fusão, a nova empresa seria a maior fabricante do país, com vendas acima de 4,5 milhões de unidades anualmente. Seria o suficiente para superar a BYD, atualmente a líder do mercado chinês, após vender 3,5 milhões de carros em 2024.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Não seria uma movimentação estranha. Ambas são controladas pela Comissão Estatal para Supervisão e Administração dos Ativos do Estado (SASAC). Recentemente, o SASAC declarou que quer reduzir a competição interna entre as estatais, otimizando o trabalho e focando em setores específicos.

Há o ponto de vista financeiro. Ambas não alcançaram as metas de vendas para 2024, embora a Changan tenha chegado perto, comercializando 2,68 milhões de unidades, pouco abaixo das 2,8 milhões de unidades esperadas. E ainda foi um crescimento de 14,79% em comparação com 2023.

Changan-Nevo-E07@166141
(Changan Nevo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para a Dongfeng, a situação não está nada boa. Foram vendidos 1,89 milhão de veículos, uma queda de 9,2% ante 2023 e bem abaixo da meta de 3,2 milhões de unidades.

Será difícil fazer essa fusão acontecer. Apesar do papel do SASAC, ambas são operadas por uma estrutura própria e combiná-las exigirá não apenas uma reorganização completa da equipe, produtos e fábricas.

Continua após a publicidade

Assim como foi com a Stellantis, a fusão entre Dongfeng e Changan encontrará um problema pela quantidade de marcas atuando no mesmo segmento. Apesar de os chineses estarem sempre criando novas divisões e marcas, algumas deverão ficar no meio do caminho e encerrar a operação.

Algumas publicações na China especulam que, ao invés de uma fusão, as duas empresas farão uma aliança nos moldes da Renault-Nissan-Mitsubishi, compartilhando os custos de desenvolvimento para criar veículos com plataforma, mecânica e equipamentos iguais.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H