São Paulo – A inauguração da Ciclopassarela Érika Sallum, entre Pinheiros e o Butantã, na zona oeste de São Paulo, fez cair em 40% o número de ciclistas que trafegam pela Ponte Eusébio Matoso. Os números são da prefeitura e foram divulgados nessa quarta-feira (7/5).
Segundo a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra), em fevereiro de 2024, 1.290 ciclistas fizeram a transposição do Rio Pinheiros, em direção ao centro, pela Eusébio Matoso, ante 670 no mesmo mês deste ano, logo após a inauguração da ciclopassarela. No sentido bairro, a queda foi de 2.695 para 1.720. No total, caiu de de 3.985 para 2.390.
Leia também
-
São Paulo
SP: velocidade média de ônibus é menor que de campeão da São Silvestre
-
São Paulo
Vídeo mostra momento que passageiro fica preso entre portas na Linha-5
-
São Paulo
Em meio a impasse, Teixeira deve indicar membros da oposição para CPIs
-
São Paulo
Nunes após polêmicas com Mello Araújo: “Meu vice não é ilustrativo”
Também de acordo com a secretaria, a ciclopassarela teve 2.870 deslocamentos (ambos os sentidos) no primeiro mês após a sua inauguração.
O levantamento realizado pela secretaria usou a base de dados de um aplicativo bastante comum entre ciclistas e corredores. A ciclopassarela tem 685 metros de extensão e custou R$ 46 milhões, vindos da Operação Urbana Faria Lima. Além dos ciclistas, a estrutura atende também a pedestres.
A obra era aguardada havia cerca de 30 anos pelos ciclistas da capital. Por ela, é possível ter acesso também à Ciclovia do Rio Pinheiros, local usado para deslocamento urbano e treinos.
A prefeitura afirma que também houve aumento na circulação por ciclovias e ciclofaixas de ruas da região que estão conectadas à passarela.
A administração municipal cita, como exemplo, a ciclofaixa da Rua Eugênio de Medeiros, no trecho entre as ruas Pascoal Bianco e Butantã. Em direção a essa última, o fluxo passou de 90 viagens em fevereiro de 2024 para 1.725 no mesmo mês deste ano. No sentido oposto, foi de 275 para 3.680.
Já a ciclofaixa da Avenida Vital Brasil, nas proximidades da Praça Jorge Lima, no Butantã, teve aumento de 810 para 3.220 no mesmo período, no sentido bairro. Na direção oposta, passou de 2.280 para 2.665, de acordo com o levantamento da administração municipal.
Foram também 3.005 viagens em fevereiro de 2025 na Rua Teodoro Sampaio, entre a Rua Paes Leme e a Avenida Brigadeiro Faria Lima.