Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Cidade mais rural de SP já passou 1 ano sem roubos ou homicídios

São Paulo A cerca de 120 quilômetros da capital, a cidade de Pedra Bela, na região administrativa de Campinas, é considerada a mais rural de todo o estado de São Paulo. Segundo levantamento da Fundação Seade com base nos dados do Censo do IBGE, a cidade tem apenas 27% de grau de urbanização.

Com cerca de 6,5 mil habitantes, Pedra Bela é um pequeno município paulista no região nordeste do estado, localizada na Serra da Mantiqueira. A cidade se destaca economicamente pela agropecuária, com cultivo de eucaliptos e produção de carvão vegetal.

4 imagens

A tirolesa, que em 2008 era considerada a maior de todo o Brasil e toda a América

Um dos pontos turísticos da cidade, que registrou 73% de grau de ruralização no levantamento
Praça Central de Pedra Bela, que localiza-se a cerca de 120 km da capital paulista
1 de 4

Cachoeira Boca da Mata, uma piscina natural formada pelo Rio Camanducaia, na divisa entre SP e MG

Reprodução/Prefeitura de Pedra Bela

2 de 4

A tirolesa, que em 2008 era considerada a maior de todo o Brasil e toda a América

Reprodução/Prefeitura de Pedra Bela

3 de 4

Um dos pontos turísticos da cidade, que registrou 73% de grau de ruralização no levantamento

4 de 4

Praça Central de Pedra Bela, que localiza-se a cerca de 120 km da capital paulista

Rrprodução/Prefeitura de Pedra Bela

 

O levantamento da Seade mostrou que Pedra Bela tem quase oito de cada dez de seus habitantes morando em zona rural. Junto a ela, outras 17 cidades paulistas têm mais da metade da população ruralizada, como Barra do Chapéu (36,8%), Monteiro Lobato (37,4%) e Marabá Paulista (37,7%).

O grau de urbanização é um indicador que mede a relação entre a população urbana e a população total. Em todo o estado de São Paulo, na década de 1980, o valor era de 88,6%. Já em 2022, o grau de urbanização atingiu o valor de 97%.

Para o pesquisador da Seade Pedro Borlina Maia, os números refletem uma tendência global de concentração da população em áreas urbanas, “impulsionada por fatores como oportunidades de trabalho e acesso a serviços”.

Pedra Bela se destaca pelo turismo, com tirolesas, cachoeiras e pedras que atingem quase 1.300 metros de altitude. A Pedra do Santuário, a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade, é um local em que anualmente, no dia 12 de outubro, acontece uma enorme festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Na parte superior da pedra há uma igreja, que carrega consigo uma história tradicional e mística da cidade. Segundo a Prefeitura de Pedra Bela, há muitos anos um órfão foi abandonado em Bragança Paulista e acolhido por um fazendeiro pedrabalense. O garoto, segundo a lenda, tinha visões constantes e, em uma delas, uma mulher iluminada, repleta de flores e cores, disse-lhe que gostaria que uma igreja fosse construída no alto da pedra, em sua homenagem.

O menino, que sempre contava ao fazendeiro sobre suas visões, falou sobre o desejo dessa aparição feminina. O homem, que era fortemente religioso, espalhou a informação aos moradores da cidade que, comovidos por ela, ajudaram na construção do que é hoje conhecido como Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.

Para chegar ao santuário, os interessados devem encarar 318 degraus de escada. Para descer, os corajosos podem usar a tirolesa de 1.800 metros de extensão, que já foi considerada a maior do Brasil e das Américas. O percurso do topo até a base pode chegar até 80 km/h e a duração é de cerca de 1 minuto e 40 segundos.

Do místico ao real, Pedra Bela também mantém os estereótipos de uma cidade rural — os baixos índices de criminalidade. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em janeiro de 2025, o município não registrou nenhum roubo ou furto.

Em 2024, no total, houve uma ocorrência de homicídio doloso, uma ocorrência de roubo e 23 ocorrências de furtos. No ano de 2010, a cidade  não registrou nenhum caso de homicídio e roubo — um feito inédito desde o início da compilação dos dados pela SSP, em 2001, e que até hoje não foi superado.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H