Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ciro flerta com candidatura a governador em aliança com bolsonaristas

Candidato à Presidência da República por três vezes sem sucesso, Ciro Gomes (PDT) passou a flertar com uma possível candidatura a governador do Ceará em 2026. A articulação envolve uma possível aliança do ex-ministro com bolsonaristas no estado, reduto eleitoral dele.

Na terça-feira (6/5), Ciro se reuniu com lideranças da oposição no Ceará. Entre elas, parlamentares do PL de Jair Bolsonaro. No encontro, o ex-ministro admitiu a possibilidade de sair candidato ao governo do estado, em um projeto de oposição ao PT, que administra o estado há mais de 10 anos.

3 imagens

Ciro Gomes é ex-ministro de Lula

Ciro Gomes vota no segundo turno
1 de 3

O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes

Vinícius Schmidt/Metrópoles

2 de 3

Ciro Gomes é ex-ministro de Lula

Hugo Barreto/Metrópoles

3 de 3

Ciro Gomes vota no segundo turno

Redes sociais/Reprodução

A candidatura de Ciro interessaria ao PL, na medida em que a legenda mira uma das vagas ao Senado na chapa oposicionista. O próprio ex-ministro disse, no encontro da terça, que espera votar no deputado estadual Pastor Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL-CE), para senador em 2026.

Durante o encontro, Ciro contou aos bolsonaristas ter sido convidado pelo ex-senador tucano Tasso Jereissati a se filiar ao novo partido que nascerá após a provável fusão entre o PSDB e o Podemos. O ex-ministro, contudo, não deu qualquer garantia de que vai deixar o PDT para se filiar à nova legenda.

Possível candidatura de Ciro preocupa petistas

A eventual candidatura de Ciro no Ceará já preocupa aliados do atual governador do Estado, o petista Elmano de Freitas, que está apto a tentar reeleição em 2026. A avaliação é de que, com apoio do bolsonarismo e do restante da direita e da centro-direita, Ciro pode ser um candidato competitivo.

Nesse cenário, esses aliados de Elmano já avaliam que a possível candidatura de Ciro pode forçar o atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a se candidatar a governador do Ceará em 2026 no lugar de Elmano. Camilo, vale lembrar, governou o estado por oito anos, de 2014 a 2022.

PDT busca alternativa

Atual partido de Ciro, o PDT deixou a base do governo Lula na Câmara, nesta semana. Na reunião em que o desembarque foi selado, o presidente da sigla, Carlos Lupi, pediu que os deputados pedetistas não incentivassem uma candidatura presidencial de Ciro agora, conforme noticiou a coluna.

Segundo relatos, o ex-ministro da Previdência ponderou que não seria interessante o PDT estimular uma candidatura própria, porque isso poderia fechar portas. Lupi, de acordo com deputados, afirmou que o partido poderá buscar um caminho alternativo a Lula e a Ciro em 2026.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H