A Citroën da India fez algo ousado com o C3. Por lá, o compacto ganhou um toque de esportividade com o pacote Sport Edition.
Não se trata de uma versão esportivada, mas sim um pacote de opcionais que custa o equivalente a cerca de R$ 1.400 (21.000 rúpias), uma vez que qualquer uma das três versões indianas do C3 (Sport, Live e Feel). E apesar de ser “apenas” um opcional, há muitas modificações.
Começando pela parte externa, o C3 ganha uma faixa dupla, que corta o lado direito do seu capô e continua até o teto. Há mais decalques nas soleiras das portas e o símbolo da Sport Edition abaixo do retrovisor. A marca ainda adicionou a nova cor Garnet Red para a família C3.
Por dentro, os assentos ganham um novo desenho mais esportivo. Há superfícies em alto relevo, uma faixa laranja na parte superior e o nome “Sport” estampado no banco. Os pedais também são específicos da edição especial e há novas almofadas para o cinto de segurança, aumentando o conforto dos passageiros.

O C3 indiano ainda tem um pacote de tecnologia que adiciona câmera no painel e carregador sem fio por mais 15.000 rúpias, ou R$ 955 na conversão direta.
Compartilhe essa matéria via:
Apesar do jeitão de esportivo, o C3 indiano passa longe da potência do nosso 1.0 turbo. Enquanto aqui o C3 You é equipado com o motor 1.0 da Stelantis de 130 cv e 20,4 kgfm, na Índia o compacto tem duas opções de motor e ambos são mais fracos que o nosso.

O mais básico é um 1.2 aspirado de 82 cv e 11,72 cv. A outra opção é um 1.0 turbo com 111 cv e 19,37 kgfm, quando equipado com câmbio manual, ou 20,9 kgfm na versão automática.
Ele virá ao Brasil? Ainda não há uma confirmação oficial, mas a Citroën anda mexendo alguns pauzinhos para ter uma nova versão aventureira para o C3 Aircross. Segundo apuração do Autos Segredos, a linha 2026 do SUV ganhará uma versão XTR, nome que já foi usado na versão aventureira do C3 hatch da geração anterior, que durou entre 2006 e 2012.
De especial, a versão do Aircross ganharia detalhes em laranja e preto na dianteira, airbumps e para-choques, além de emblemas com o nome da versão. Por dentro, ele ganha apliques em laranja no painel e bancos, esses que são revestidos de material sintético e também trarão o logo XTR. São detalhes que lembram bastante a identidade visual do Sport Edition indiano.