Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Classificação de “terrorismo“ dos EUA é diferente da nossa, diz secretário

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (7), o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirmou que o Brasil e os Estados Unidos têm classificações diferentes de “terrorismo”.

“Nós temos uma lei específica no Brasil que trata do terrorismo, a Lei 13260/26, e ela define a ação terrorista como aquelas ligadas à questões religiosas, racismo, homofobia – não tendo nenhuma relação com que os Estados Unidos da América têm nessa questão de terrorismo”, afirmou o secretário em entrevista ao CNN Prime Time.

Na última terça-feira (6), o governo brasileiro informou aos representantes da gestão Trump que o país não classifica facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), e o Comando Vermelho (CV), como organizações terroristas.

“Não se adequaria ao que temos em termos de legislação nacional a definição de terrorismo às facções criminosas que aqui atuam”, disse Sarrubbo.

Questionado sobre a possibilidade de a lei brasileira para poder ocorrer este enquadramento, Sarrubbo afirmou que uma mudança do tipo iria “destoar do arcabouço jurídico” brasileiro.

“Não vejo qual seria a vantagem de fazer essa mudança”, prosseguiu.

Destacando que o Brasil possui um “histórico de cooperação” com os EUA e os países da América Latina no combate ao crime organizado, Sarrubbo discordou de uma eventual mudança.

“Isso não traria nenhum acréscimo em termos de qualidade no combate a essas organizações criminosas e, no fundo, destoaria de todo o arcabouço jurídico construído no Brasil para definir o que é terrorismo e o que é organização criminosa”, disse.

Entenda

Em reunião com técnicos do Ministério da Justiça, representantes do governo Donald Trump citaram nominalmente duas facções brasileiras — Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) — ao defender a classificação de organizações criminosas transnacionais como terroristas.

Autoridades norte-americanas estão no Brasil nesta semana para um série de reuniões com o governo brasileiro.

“É uma declaração (de que as facções são terroristas) que permitiria sanções e tudo mais por parte do governo americano em relação ao Brasil. Então, é prejudicial ao Brasil”, adicionou Sarrubbo ainda em entrevista à CNN.

Nos Estados Unidos, a definição é mais ampla e permite classificar como terroristas grupos ligados ao tráfico internacional e à violência organizada. Além disso, o sistema penal é mais rigoroso nesses casos.

A gestão de Trump tem buscado enquadrar grupos criminosos latino-americanos em atividades que podem ser associadas ao terrorismo, segundo a legislação dos EUA. Isso ocorre, por exemplo, com a facção venezuelana Tren de Aragua.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H