Durante o evento empresarial Diálogos Esfera, realizado em Nova York na segunda-feira (12), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), revelou planos para fortalecer a segurança pública no estado.
Castro anunciou que está em contato com autoridades policiais dos Estados Unidos para promover ações conjuntas de combate ao tráfico de armas e drogas.
Parcerias internacionais e combate ao crime organizado
Um dos principais objetivos de Castro é trazer para o Rio de Janeiro um escritório de combate ao tráfico de armas, similar ao existente em Nova York.
“Nosso sonho é levar um escritório, tem um escritório de combate ao tráfico de armas, a gente quer levar esse escritório para o Rio de Janeiro”, afirmou.
O governador também abordou a preocupante conexão entre facções criminosas brasileiras e organizações terroristas internacionais.
“Nós sabemos que hoje as principais facções de Rio e de São Paulo têm grandes parcerias com instituições terroristas, e isso a gente sabe que é uma coisa que é muito cara para os Estados Unidos”, explicou Castro.
Integração NY e RJ
O governador destacou visitas estratégicas realizadas durante sua estadia em Nova York:
“Já fui no departamento anti-drogas da polícia de Nova York, também tive a oportunidade de ir lá no escritório de combate ao tráfico de armas das Nações Unidas. Tivemos uma visita à academia de polícia aqui”.
Castro enfatizou a importância dessas trocas de experiências, especialmente considerando o sucesso de Nova York na melhoria de seus índices de segurança pública.
O governador expressou o desejo de implementar estratégias semelhantes no Rio de Janeiro.
Por fim, além da segurança pública, o governador aproveitou o evento para discutir outros temas relevantes com investidores, incluindo saúde, logística e infraestrutura. Castro destacou o potencial do Rio de Janeiro como capital energética do Brasil, buscando atrair investimentos para diversos setores do estado.