Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Clubes ameaçam boicotar eleição para presidente da CBF. Entenda

A CBF elege, neste domingo (25/5), o novo presidente da entidade. O pleito acontece a partir das 10h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Com chapa única inscrita, Samir Xaud será eleito o próximo mandatário da confederação, para o quadriênio de 2025 a 2029. 20 clubes brasileiros ameaçam boicotar a eleição.

Na noite da última quarta-feira (21/5), 20 clubes do futebol brasileiro publicaram manifesto conjunto para informar a sua ausência no pleito deste domingo (25/5). O boicote é uma forma de protesto das equipes, que não concordaram com a forma coma eleição foi conduzida.

“Sem clube não tem futebol”, diz a nota publicada por 20 equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ainda no comunicado, as equipes pedem por “democracia, transparência e representatividade” no futebol nacional.

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport assinaram a nota.

Ausência de registro para votação

Ao todo, o colégio eleitoral é composto pelas 27 federações de futebol nacionais, além das 20 equipes da primeira e segunda divisões do Brasileirão. Pela primeira vez na história, o pleito deste domingo contará com urna eletrônica na sede da entidade.

Alé do voto presencial, as eleições também possuíam a opção de voto à distância. Desta forma, os clubes que estivessem impossibilitados de comparecer à sede da CBF para a votação, devido à rodada de domingo do Brasileirão, poderiam votar on-line.

Pela internet, os votantes deveriam realizar o registro e confirmar a sua identidade através da câmera. Na sequência, os votos para para presidente e vice-presidentes seriam computados, seguidos pela votação nos membros do conselho. Havia a possibilidade de voto nulo. Após o prazo final para a solicitação, no entanto, nenhum clube tinha realizado o pedido.

Apoio à chapa de Samir Xaud

“Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” é o nome dado à chapa única que concorre à presidência da CBF. A candidatura de Samir Xaud contou com o apoio de 25 federações, além de 10 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Entre as federações nacionais, apenas São Paulo e Mato Grosso não apoiaram a chapa de Samir Xaud. Já entre os clubes, Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda declararam apoio ao médico infectologista.

Panorama geral

Ao todo, 40 clubes têm direito ao voto no pleito deste domingo. Destes, 10 declararam apoio à chapa de Samir Xaud, enquanto 20 assinaram o manifesto que informa o boicote à eleição.

Outros nove clubes que, inicialmente, se declararam insatisfeitos com a condução do pleito para o novo presidente da CBF ainda não se pronunciaram. O Athletic é o único time que permanece neutro e sem posicionamento claro.


Entenda o cenário

  • 10 clubes apoiam a eleição de Samir. São eles: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
  • 20 clubes ameaçam boicote ao pleito. São eles: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
  • Nove clubes insatisfeitos não assinaram a nota declarando boicote. São eles: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.
  • O Athletic clube permanece neutro.

Confira o comunicado dos clubes na íntegra:

“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H