Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Com aval de Gleisi, governo quer centrão na liderança na Câmara

Após a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) ser escolhida para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, o governo quer colocar um parlamentar do centrão na liderança da Câmara dos Deputados. O cargo, neste momento, está ocupado pelo deputado José Guimarães (PT-CE).

A estratégia de tirar o PT para colocar um nome de centro é vista com um modo de equilibrar a relação de Gleisi com parlamentares e conta com o apoio da própria futura ministra, segundo apurou a CNN.

Parlamentares têm demonstrado contrariedade com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de manter a articulação do governo com um petista.

A indicação de Gleisi foi recebida com “surpresa” até mesmo por petistas.

A oposição ironizou a escolha dizendo que facilita o trabalho contra o governo e o centrão vê a nomeação como uma sinalização de distanciando da frente ampla.

O nome favorito para substituir Guimarães na liderança do governo é o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), líder do MDB da Câmara e um dos principais aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O parlamentar era o nome sugerido pelo Centrão para ficar com a Secretaria de Relações Institucionais, mas o presidente Lula escolheu manter um nome de estreita confiança.

Gleisi está na presidência da sigla desde 2017, foi uma fiel escudeira enquanto Lula esteve preso em Curitiba e coordenou a eleição de 2022.

Outros nomes citados como opções para a liderança do governo são os dos deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Presidência do PT

José Guimarães ocupa a liderança na Câmara desde o início do governo. O deputado tem trânsito entre partidos de centro e se aproximou de Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, nos últimos anos – algo visto com ressalvas por integrantes do governo.

Em outra frente, Guimarães disputa com o senador Humberto Costa (PT-PE) o mandato tampão do comando nacional do PT após a saída de Gleisi para o ministério.

A cúpula da legenda deverá indicar um nome-tampão para ocupar o cargo até novas eleições internas, em julho.

A Executiva Nacional do PT deve realizar nesta sexta-feira (7) uma reunião virtual, a partir das 10h para debater o assunto.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H