Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Com sanção de Lula, Lei Aldir Blanc se torna permanente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na sexta-feira (2), o projeto de lei 363/2025, que torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento à cultura.

O texto foi aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (30), após passar pela Câmara dos Deputados, e foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A nova lei estende o prazo para aplicação dos R$ 15 bilhões previstos em repasses a estados e municípios, destinados ao financiamento de projetos culturais.

A norma também prorroga, até 2029, os benefícios fiscais do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), voltado ao setor audiovisual.

A sanção transforma em lei os conteúdos de duas medidas provisórias: a MP 1.274/2024, que tratava da própria PNAB, e a MP 1.280/2024, relativa ao Recine. As MPs perderiam validade em 1º de maio e 2 de junho, respectivamente. O relator do projeto no Senado foi o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

A legislação sancionada também altera critérios para que municípios e estados tenham acesso a novas parcelas dos recursos. Municípios com até 500 mil habitantes precisarão executar pelo menos 50% dos valores já recebidos da União. Para municípios maiores, estados e o Distrito Federal, permanece a exigência mínima de 60% de execução.

O cronograma de repasses, inicialmente previsto para ocorrer em cinco anos (2023 a 2027), poderá ser estendido de acordo com o ritmo de execução dos projetos locais.

Após a liberação dos R$ 15 bilhões originalmente previstos, a continuidade da PNAB será garantida por meio de dotações orçamentárias anuais, tornando a política pública permanente.

Recine

A lei também estende até 31 de dezembro de 2029 o prazo para uso dos benefícios fiscais do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine).

O programa isenta de tributos federais as aquisições voltadas à criação ou modernização de salas de cinema, especialmente em municípios do interior ou de menor porte. Antes da mudança, o prazo se encerraria no fim de 2024.

A gestão do Recine cabe à Agência Nacional do Cinema (Ancine), que pode definir metas, objetivos e indicadores para monitoramento dos resultados.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H