A Pirelli anunciou a nova geração da família de pneus P Zero, o carro-chefe em sua linha de produtos. Essa é a quinta geração do pneu, lançado originalmente em 1985, e trás novidades e inovações que prometem refletir diretamente na dirigibilidade.
Esse foi o primeiro pneu a estabelecer o mercado de Ultra-High Performance (UHP). E para essa nova geração, a Pirelli utilizou sistemas de inteligência artificial e algoritmos projetados pela própria empresa para trazer melhorias para os pneus P Zero.
A estratégia de desenvolvimento focou na estrutura do pneu e no desenho da banda de rodagem. A otimização se deu por meio de atualizações nos sulcos e na área de contato para aumentar a aderência nas curvas. Tiveram até testes com modelos virtuais, que ajudaram a diminuir o tempo de desenvolvimento do produto.
Compartilhe essa matéria via:
O resultado é uma área de contato mais equilibrada, melhorando a taxa de desgaste e diminuindo a distância de frenagem, de acordo com a empresa. E isso vale também na chuva, uma vez que o novo P Zero teve classificação “A” no selo europeu de aderência em pista molhada.
Mesmo com as inovações, a linha P Zero também traz outras tecnologias desenvolvidas pela Pirelli, como a Elect, por exemplo. Criada em 2019, essa tecnologia é voltada para os modelos híbridos plug-in e elétricos, podendo reduzir o ruído e melhorar a autonomia em até 10%, graças à redução da resistência ao rolamento.

O novo P Zero chega nas medidas de 18 a 23 polegadas, com mais de 50 produtos disponíveis. Em breve, também haverão versões específicas e homologadas para diversos modelos.

Segundo a Pirelli, estão na lista para sair de fábrica com os novos P Zero o Lamborghini Urus SE, Audi A5, BMW M5 e M5 Touring, Mercedes GLE e GLS, Lucid Gravity, Polestar 4, Nio ET9 e Xiaomi SU7. Ao todo, são mais de 3.000 versões sob medida foram criadas nesses 40 anos de história do P Zero.