Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Comissão do Senado aprova novos embaixadores para países da Ásia e Europa

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou cinco indicações de embaixadores do Brasil para países da Ásia e da Europa.

Entre os nomes cotados, estão: Sérgio Rodrigues dos Santos para Rússia e Uzbequistão; Eduardo Saboia para a Áustria; André Guimarães para o Irã; Paulo Uchôa Ribeiro Filho para Arábia Saudita e Iêmen; e Rodrigo Baena Soares para a Alemanha.

A aprovação aconteceu na terça-feira (22), e as indicações seguem para o plenário do Senado. Veja quem são os diplomatas:

André Veras Guimarães

André Veras Guimarães • Geraldo Magela/Agência Senado

Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, André Veras Guimarães foi indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil no Irã.

Antes de ter seu nome aprovado, ele foi sabatinado pelos membros da comissão. A mensagem (MSF 9/2025) foi relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que destacou a relevância estratégica das relações bilaterais.

André ingressou na diplomacia em 1996, como terceiro-secretário. Em 2016 alcançou o posto de ministro de segunda classe.

O diplomata foi vice-cônsul e cônsul-adjunto do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, chefe do setor político da embaixada do Brasil em Bogotá, além de chefe da administração e do setor de cooperação jurídica da embaixada do Brasil em Washington.

Eduardo Paes Saboia

Eduardo Paes Saboia • Geraldo Magela/Agência Senado

A CRE aprovou a indicação do diplomata Eduardo Paes Saboia para assumir o posto de embaixador do Brasil na Áustria. O relator responsável pela mensagem presidencial (MSF 4/2025) foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da comissão.

Saboia é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e ingressou na carreira diplomática em 1990. Foi promovido a ministro de primeira classe em 2016 e atuou como ministro-conselheiro nas embaixadas do Brasil em Washington e La Paz. Entre 2018 e 2022, chefiou a embaixada brasileira em Tóquio. Atualmente, exercia o cargo de secretário na Secretaria da Ásia, Pacífico e Rússia.

Paulo Uchôa Ribeiro Filho

Paulo Uchôa Ribeiro Filho • Reprodução TV Senado

Por unanimidade, o diplomata Paulo Uchôa Ribeiro Filho conseguiu a indicação, relatada pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), para chefiar a embaixada do Brasil na Arábia Saudita.

O posto também inclui, de forma cumulativa, a representação brasileira no Iêmen.

Paulo é mestre em Cultura Comparada e Relações Internacionais pela Escola de Cultura Comparada da Universidade Sophia, no Japão, ingressou na carreira diplomática em 1995.

Entre as funções exercidas, foi ministro-conselheiro na embaixada brasileira na França (2019-2022), assessor internacional da Presidência da República (2017-2018), embaixador na República Democrática do Congo (2013-2017) e cônsul-geral adjunto no Consulado-Geral do Brasil em Nova York (2011-2013).

Rodrigo de Lima Baena Soares

Rodrigo de Lima Baena Soares • Marcos Oliveira/Agência Senado

A indicação do diplomata Rodrigo de Lima Baena Soares para assumir o cargo de embaixador do Brasil na Alemanha foi aprovada e a mensagem presidencial (MSF 3/2025) teve como relatora a senadora Tereza Cristina (PP-MS), com leitura realizada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Soares é pós-graduado em Administração Pública pela Escola Nacional de Administração de Paris, Rodrigo ingressou na diplomacia em 1987. No ano de 2015 alcançou o posto de ministro de primeira classe, por merecimento.

Desde 2015 representa o Brasil em embaixadas pelo mundo. Entre as funções exercidas, foi chefe das embaixadas brasileiras em Maputo, Lima e Moscou, posto que ocupa atualmente.

Sérgio Rodrigues dos Santos

Sérgio Rodrigues dos Santos • Geraldo Magela/Agência Senado

O diplomata Sérgio Rodrigues dos Santos teve a aprovação para o cargo de embaixador do Brasil na Rússia, acumulando ainda a representação no Uzbequistão. A mensagem presidencial (MSF 2/2025) foi relatada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), com leitura feita em plenário pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Sérgio é formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e iniciou a carreira na chancelaria em 1995, como terceiro-secretário. Por merecimento, alcançou a condição de ministro de primeira classe em 2022.

Entre as funções desempenhadas como chanceler, atuou como segundo e primeiro-secretário na embaixada do Brasil em Tóquio; bem como ministro-conselheiro da missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York; na embaixada do Brasil em Tel Aviv e na delegação permanente do Brasil em Genebra.

Governo recebe autoridades internacionais

O Senado recebeu o presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta quarta-feira (23). A reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e Boric estava prevista para às 15h.

Encontro tem como objetivo fortalecer as relações comerciais e de investimentos, e faz parte de uma série de atividades programadas para a visita oficial do chefe de Estado chileno ao Brasil.

Ontem, o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad (PSD-MS), se reuniu com parlamentares chilenos para discutir a Rota Bioceânica.

Além disso, no último dia 16, uma comitiva do governo da China foi recebida pelo governo brasileiro para conhecer projetos e obras que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Durante a visita, os representantes discutiram a construção do Corredor Bioceânico e visitaram empreendimentos como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), localizada em Goiás.

O Corredor Bioceânico é considerado estratégico por ambos os governos, e tem como objetivo criar uma rota alternativa de escoamento pelo Oceano Pacífico, facilitando o acesso do Brasil e de outros países da América Latina aos mercados asiáticos.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H