Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Comissão especial sobre inteligência artificial é instalada na Câmara

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (20) a comissão especial que analisará a regulamentação do uso e desenvolvimento da inteligência artificial (IA) no país.

A deputada Luísa Canziani (PSD-PR) presidirá o colegiado e o Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) será o relator da proposta.

Os nomes dos parlamentares foram indicados pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas a escolha ainda precisava ser formalizada em eleição, que foi realizada nesta tarde. Também foram eleitos os três vice-presidentes da comissão: Adriana Ventura (Novo-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO).

Os deputados vão analisar o projeto de lei aprovado no Senado no fim de 2024. A proposta foi elaborada por uma comissão de juristas e apresentada pelo então presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo Aguinaldo, sua primeira atividade como relator será conversar com Pacheco e com o relator no Senado, Eduardo Gomes (PL-TO). Ele defendeu que a análise na Câmara seja feita com “harmonia” e a participação dos senadores.

“[A Inteligência Artificial] é uma realidade que se impõe. Isso ninguém muda mais. Acho que vamos ter que fazer, além da discussão com o Senado, a discussão com o governo […] Quem sabe nós possamos construir um marco regulatório a partir do texto do Senado, em harmonia com o Senado, mas também olhando para aquilo que nós tenhamos a capacidade de aperfeiçoar”, disse.

O plano de trabalho de Aguinaldo para análise do projeto deve ser apresentado na próxima terça-feira (27), data em que o colegiado também deve votar os primeiros requerimentos.

Na reunião, Canziani afirmou que a “Câmara não será mera espectadora” no debate sobre a IA. Para ela, a ferramenta é uma “grande janela de oportunidade” e uma realidade que tem moldado economias, governos, relações sociais e o próprio mercado de trabalho.

“Precisamos agir com urgência e visão estratégica para não sermos apenas consumidores de tecnologia, mas sermos protagonistas no desenvolvimento e regulamentação da Inteligência Artificial”, afirmou.

Análise na Câmara

A Câmara já aprovou, em 2021, um marco regulatório da IA no Brasil. Na época, Luísa Canziani foi a relatora do texto. No entanto, ao chegar no Senado, o texto foi apensado a outros e analisado pela comissão de juristas designada por Pacheco.

Por esse motivo, o tema foi tratado em um novo e mais amplo projeto, que chegou à Câmara neste ano.

A comissão especial será integrada por 33 deputados titulares e igual número de suplentes. Após a análise no colegiado, o texto deve seguir para a votação no plenário. Se for alterado pelos deputados, o projeto deverá retornar para a análise do Senado.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H