Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Como IA ajudará professores da rede pública a corrigir lição de casa

Estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo terão apoio da inteligência artificial (IA) para corrigir as lições de casa. Um projeto-piloto da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-SP), que já está sendo implementado, pretende testar o uso da tecnologia na correção das atividades da ferramenta TarefaSP, na qual os alunos acessam os afazeres.

De acordo com o governo do estado, o projeto deve se estender, inicialmente, a turmas do 8º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. Anteriormente, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) já havia anunciado o uso da tecnologia para correção de redações e para calcular a fluência de leitura dos alunos.


Como a IA vai corrigir a lição de casa

  • No projeto-piloto divulgado pela Seduc, a IA irá ajudar especificamente na resolução de questões dissertativas, servindo como apoio aos professores na correção desse tipo de exercício.
  • Quando o estudante finalizar uma tarefa, a sua resposta entra em uma fila de processamento. Em seguida, a IA irá comparar a resposta do estudante com uma resolução esperada, previamente elaborada por um time de especialistas da Seduc.
  • A ferramenta vai sugerir se o aluno respondeu a questão de forma correta, parcialmente correta ou incorreta, além de fornecer uma breve explicação.
  • Em todas as situações, o estudante pode avaliar o comentário que recebeu do assistente de correção.
  • Conforme o governo de SP, todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários, assim como já acontece com as respostas às questões objetivas.
  • Inicialmente, a correção de questões discursivas deve ser aplicada a 5% dos exercícios disponíveis no TarefaSP. As tarefas serão voltadas a disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história.
  • Nesse projeto-piloto, as respostas dos estudantes na TarefaSP ainda não valerão nota.

Apoio aos professores

De acordo com o secretário da Educação, Renato Feder, o projeto irá apoiar o trabalho do professor. Isso porque, com a ferramenta, “o docente poderá dedicar mais tempo para o processo contínuo de melhoria do ensino e aprendizado na rede”, apontou o governo do estado.

“Com o assistente de correção por IA, conseguimos ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP, sem onerar os professores com as correções. Do contrário, seriam milhões de atividades a mais a serem conferidas pelos professores, o que dificultaria a correção. É para isso que contamos com a IA. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas”, afirma Feder.

De acordo com a especialista em Políticas Educacionais e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, Cláudia Costin, o projeto pode auxiliar principalmente os docentes que trabalham em salas de aula lotadas, com cerca de 40 alunos. Isso porque a ferramenta permitiria ao professor se adaptar para atender questões específicas dos estudantes.

Ela destacou, no entanto, que a tecnologia não substitui o contato com o professor, que continua imprescindível.

“É muito importante o professor ter um contato pessoal, e é muito importante que o professor colete os dados sobre a aprendizagem do aluno, então não é porque a IA vai corrigir uma parte das tarefas que o professor não vai olhar para isso, pelo contrário. A IA pode mandar para o professor um relatório de quais são as insuficiências de aprendizagem daquele aluno, então ele passa a conhecer melhor aquele aluno”, sugere a especialista.

Cláudia elogiou a proposta, que segue estratégias usadas em países como Chile e França. “Eu acho que faz sentido, e faz sentido para mim isso ser usado num experimento, porque daí a gente vai aprender como usar melhor, e não aplicar para todos os alunos de repente”, afirmou.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H